A Voz do Pastor › 05/11/2021

40 Anos de criação e instalação da Diocese de São José dos Campos

Neste ano da graça de Deus de 2021, ano de São José, promulgado pelo Papa Francisco, como também o ano da ‘Família Amoris Laetitia’, ainda que em meio da pandemia da Covid-19, celebramos, com muita alegria, os QUARENTA ANOS de criação e de instalação de nossa diocese de São José dos Campos, no dia 20 de novembro. A celebração foi transferida para esta dada devida situação pandêmica que estamos atravessando.

A Diocese foi criada pelo Papa São João Paulo II, através da Bula Pontifícia “QUI IN BEATI PETRI” de 30 de janeiro de 1981 e instalada no dia 1º de maio do mesmo ano. O nome oficial da diocese, conforme o documento pontifício é “SANCTI JOSEPH IN BRASILIA”, sendo usado normalmente o nome de Diocese de São José dos Campos. Foram Bispos Diocesanos: + D. Eusébio Oscar Scheid, SCJ (depois Arcebispo de Florianópolis e Arcebispo Cardeal do Rio de Janeiro); D. Nelson Westrupp, SCJ (depois Bispo de Santo André), Dom Moacir Silva (depois Arcebispo de Ribeirão Preto) e atualmente D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB (já Bispo em Bom Jesus da Lapa).

Ao longo destes 40 anos de história, a Diocese de São José dos Campos cresceu e amadureceu em sua ação evangelizadora. Somos gratos a todos que fizeram parte desta história, que, com seu trabalho e zelo, cuidaram da Igreja de Nosso Senhor. Agradecemos todos os Bispos, que foram titulares desta Diocese, os padres e diáconos que aqui trabalharam e trabalham, as religiosas e os religiosos, os seminaristas e de forma toda carinhosa os Leigos e Leigas, amigos e colaboradores, que deram e que dão suas vidas pela causa de Jesus Cristo e do seu Evangelho, labutando nas Paróquias, comunidades e na vida Diocesana.

Para que chegássemos até aqui, é bom recordar que a Diocese de São José dos Campos, ao ser criada, tinha 21 paróquias. Hoje, são 45. Tinha pouco mais de 20 padres, hoje são 100 presbíteros, entre diocesanos e religiosos.

Apenas 7 diáconos permanentes e atualmente, 102, com mais de 50 novos diáconos sendo preparados. Pastorais e movimentos, serviços, ministérios e novas comunidades eram somente 11, e hoje mais de 80. Assim, com comunhão e participação, nossa Igreja Particular cresce e segue anunciando o Reino, inaugurado por Jesus Cristo.

Vários eventos e atividades estão foram realizados neste ano: publicações, celebrações nas paróquias, comunidades e na Diocese inteira. Lançaremos uma REVISTA, que quer ser uma amostra do trabalho evangelizador e pastoral realizado nestes anos todos. Quer ser uma memória viva da ação evangelizadora e quer ser uma recordação de pessoas, eventos e realizações destes anos. Deve ser lido mais com o coração do que com outra realidade.

Agradecemos a Deus por todas as pessoas que dedicaram suas vidas nas comunidades, paróquias, diocese inteira e que já se encontram junto do Pai do Céu. Que Deus, cheio de misericórdia as conserve em seu coração.

Temos para o futuro, entre outros, dois grandes desafios: a evangelização das crianças, adolescentes e jovens, garantindo a fé das futuras gerações para serem membros vivos de nossas comunidades e a evangelização dos casais novos, dos primeiros anos de matrimônio, para que possam viver sua vida de família, no amor e na fé.

O mandato de Jesus continua a ressoar em nossos ouvidos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16,15). É isso que queremos realizar nos anos que virão.

Coloquemos nossa querida Diocese nas mãos de Maria, mãe da Igreja e nossa mãe e de São José, seu esposo e nosso padroeiro, para que continuemos a caminhar com muito vigor espiritual e pastoral.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB