A Voz do Pastor › 14/10/2022

30 anos do Jornal Expressão | Visita AD Limina | Mês Missionário

30 ANOS JORNAL EXPRESSÃO

Com alegria, a Diocese de São José dos Campos celebra, no mês de outubro deste ano, os 30 anos de criação e divulgação do JORNAL EXPRESSÃO. Parabéns aos idealizadores e a todos os que colaboraram nestes anos para a publicação do jornal. Foi e é um meio importante para a formação e a informação dos diocesanos(as) e para espalhar boas notícias para todos os leitores. É, também, um meio informativo que faz chegar o conhecimento das atividades da Diocese a todos os recantos do Brasil. A missão cristã deve utilizar todos os meios possíveis e válidos para levar o conhecimento de Jesus e do Evangelho a todas as pessoas. É o mandato do mestre aos seus discípulos e amigos. É isso que o Jornal Expressão tem feito nestes anos todos. Mesmo com as dificuldades da pandemia da COVID-19, o jornal continuou a ser divulgado de forma “on-line”. Com esta edição impressa queremos agradecer a Deus e a todos os colaboradores e leitores por esta data festiva. Parabéns e vamos em frente acreditando na comunicação.

VISITA AD LIMINA

Na segunda metade do mês de setembro os bispos católicos do estado de São Paulo, que se organizam no Regional Sul 1 da CNBB, foram a Roma para a visita “Ad Limina Apostolorum”. Tal visita é uma tarefa dos bispos a cada 05 anos, visitando o Santo Padre o Papa, os Dicastérios da Cúria Romana e celebrando e rezando nas Basílicas Pontifícias. Foi o que fizeram os bispos das Províncias de São Paulo, Aparecida e Sorocaba. 25 bispos rezando, celebrando, encontrando-se com os responsáveis das tarefas da Santa Sé, numa comunhão de corações e de mentes com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco, e com seus colaboradores mais diretos. Aconteceram ainda outras visitas: ao Colégio Pio Brasileiro, onde moram os padres diocesanos que estudam nas Instituições e Universidades Pontifícias de Roma, à Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, com encontro com o Embaixador Brasileiro e seu “staff” diplomático, etc. Marcantes foram as missas nas quatro basílicas papais: São Pedro, São Paulo, São João do Latrão e Santa Maria Maior. “Estivemos rezando e celebrando no túmulo dos mártires e confessores da Fé. Fantástico foi o encontro do grupo com o Papa Francisco, com mais de duas horas de conversa: perguntas, respostas, projeções da vida da Igreja, carinho do sucessor de Pedro para com todos os bispos, bênçãos do Papa aos católicos e católicas de nossas dioceses. Um grande momento de comunhão e de amor eclesial. Rezemos pelo Papa Francisco e pela Igreja de nosso Regional. Os sites das dioceses e do Regional Sul 1 publicaram as fotografias dos encontros e artigos dos bispos.

MÊS DAS MISSÕES

Como todos os anos, celebramos em outubro o MÊS MISSIONÁRIO da Igreja católica no Brasil. Para celebrar o mês das missões, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN) promoveram, no dia 1º de outubro, a Jornada de Oração e Missão pela Paz, dedicada ao Mês Missionário. O tema proposto para a Campanha Missionária deste ano é “A Igreja é missão” e a inspiração bíblica “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). De acordo com as Pontifícias Obras Missionárias as celebrações de 2022 são animadas pelo Ano Jubilar Missionário e o tema e o lema escolhidos concluem o caminho de três anos nos quais foi destacada a natureza missionária da Igreja, que não se reduz a uma dimensão ou a atividades. Para isso vivenciamos a Jornada de Oração e Missão pela Paz. As jornadas são um convite para contribuir, especialmente, com a oração, que é uma das formas mais significativas de colaborar com o trabalho missionário. De acordo com a comissão, a Jornada de Oração e Missão pela Paz faz parte de uma série que coloca o valor da oração como “agir missionário” e propõe que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar por determinado país ou causa.

“Muitas vezes nós pensamos que nossa vida cristã se resume aos nossos afazeres, às nossas necessidades particulares e, muitas vezes, por causa dessa situação bem próxima de nós rezamos pelas nossas intenções, rezamos pelas nossas dificuldades, pelos problemas das nossas famílias, pelos nossos problemas. E é justo que seja assim. No entanto, descobrimos com a vida dos santos, de forma especial a de Santa Teresinha do Menino Jesus, que temos condições de fazer com que a nossa oração nos leve aonde nossos passos, nossos pés não podem ir.  Rezando nos tornamos missionários. Quando a gente reza por intenções, por situações que estão distantes de nós, nós intercedemos por aquelas pessoas, por aquelas situações e nos tornamos também missionários, pois a oração é uma forma de missão”.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Bispo Diocesano