Paróquia Coração de Jesus
Avenida Andromeda, 3.500 – Bosque dos Eucaliptos – 12233-370 – SJCampos – SP
Pároco: João Alves da Silva Sobrinho
Telefone: (12) 3916-4101 / 3341-6668
paroquiacoracaojesus@diocesesjc.org.br https://www.paroquiacoracaodejesus.org.br/Vigário: Pe. Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento
Diác. José Roque da Rosa
Diác. Paulo Camargo da Silva
Diác. Noel José de Freitas
Diác. Flávio Martins Hilário
Diác. Maurício Barbosa Lima
SEGUNDAS-FEIRAS
07h – Missa no Centro de Evangelização
TERÇAS-FEIRAS
07h – Missa no Centro de Evangelização
19h30 – Missa na Capela N. Sra. de Fátima (R. Wilma Vinhas Santos, 331 – Jardim Portugal)
QUARTAS-FEIRAS
07h – Missa no Centro de Evangelização
19h30 – Missa nos setores
QUINTAS-FEIRAS
07h – Missa no Centro de Evangelização
18h30 – Adoração ao Santíssimo*
19h30 – Missa no Centro de Evangelização*
SEXTAS-FEIRAS
07h – Missa no Centro de Evangelização
1ª sexta-feira do mês – Dia do Sagrado Coração de Jesus:
18h30 – Adoração ao Santíssimo*
19h30 – Missa no Centro de Evangelização*
SÁBADOS
17h – Missa na Capela N. Sra. Aparecida (Rua Lamartine Maia da Silva Torres, nº 87 – Bosque dos Eucaliptos)
18h – Missa no Centro de Evangelização*
DOMINGOS
08h30, 11h* e 18h – Missa no Centro de Evangelização
07h e 10h – Missa na Igreja Coração de Maria
*Transmissão pelas Mídias Sociais, acesse AQUI
.
Locais:
- Centro de Evangelização (Av. Andrômeda, nº 3.500 – Bosque dos Eucaliptos)
- Igreja Coração de Maria (Av. Ouro Fino, nº 2.111 – Bosque dos Eucaliptos)
- Capela N. Sra. de Fátima (R. Wilma Vinhas Santos, 331 – Jardim Portugal)
- Capela N. Sra. Aparecida (Rua Lamartine Maia da Silva Torres, nº 87 – Bosque dos Eucaliptos)
CONFISSÕES
Terça, Quarta e Quinta – 14h30
Quinta – 18h30
Sábado – 09h
OBS: Os horários estão sujeitos a alterações, sem aviso prévio. Consultar sempre na secretaria paroquial. Telefone e WhatsApp: (12) 3916-4101
EXPEDIENTE DA SECRETARIA PAROQUIAL E CAPELA DE ADORAÇÃO PERMANENTE
Segunda a Sexta-feira
07h30 às 17h
Sábado
08h às 12h
Oficialmente, a Igreja católica do Bosque dos Eucaliptos surgiu em 16 de junho de 1985, mas sua história começa a ser construída em 1981, o ano da criação da Diocese de São José dos Campos.
O bispo eleito para administrar a Igreja Particular que fora desmembrada da Diocese de Taubaté, hoje cardeal arcebispo dom Eusébio Oscar Scheid, tinha como residência episcopal uma casa na Avenida Ouro Fino, uma das principais do bairro, local onde a comunidade que ali morava reunia-se para rezar a missa.
Com o crescimento do número de fiéis, as celebrações foram transferidas para um terreno arborizado, hoje uma das áreas verdes do bairro. Mas o crescimento da comunidade foi tanto que foi iniciada a construção de uma igreja, no ano de 1983, chamada de Igreja do Coração de Jesus e inaugurada pelo bispo diocesano na época.
Essa igreja-mãe na comemoração do Jubileu de Prata da Paróquia Coração de Jesus, foi abençoada e intitulada como já era carinhosamente de costume desde a sua criação: Santuário Coração de Jesus.
A evolução da Paróquia Coração de Jesus acompanha o crescimento do bairro e é fiel às características de seu povo. Ao longo da década de 90 e 2000 e com a passagem de vários padres, a Paróquia construiu e administrou mais duas igrejas: Santuário Coração de Jesus e Igreja Coração de Maria, duas capelas, uma dedicada a Nossa Senhora de Fátima e outra a Nossa Senhora Aparecida, três centro pastorais, sendo eles dedicados a Dom Hélder Câmara, São João Paulo II e o falecido Padre Wagner. Um Centro de Evangelização dedicada à Nossa Senhora Aparecida, e além disso também a comunidade paroquial construiu uma Casa de retiros dedicada ao Coração de Jesus.
A Paróquia ainda contribui socialmente com uma obra social e creche assistencial. E graças ao esforço da comunidade, foi possível o desmembramento de uma de suas comunidades, a Nossa Senhora Aparecida, para a criação de uma nova paróquia, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Interlagos, também região sul de São José dos Campos.
Ao longo de seus anos de história, uma das maiores características da Paróquia Coração de Jesus se encontra na participação de sua comunidade.
Isso se deve em parte às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) implantadas pelo primeiro bispo diocesano, com um espírito missionário e assistencial. Os grupos que a esse movimento se dedicam tem função de expandir a fé que professam e o culto como forma de expressão dessa fé, ou seja, são responsáveis pela promoção humana dentro do campo da evangelização.
Além da atuação das CEBs, outros movimentos e pastorais voltadas aos ministérios da Igreja, à valorização da vida, da família, da ação missionária e do ensinamento de doutrina, bem como ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, ao serviço da caridade, da cultura, da educação e da comunicação, tem considerável participação de toda a comunidade, que não está presente apenas nas missas realizadas aos finais de semana – cabe aqui a estatística de que são celebradas sete missas no final de semana, com participação média de 10 mil pessoas ao todo – mas também e vários momentos de fé, união e confraternização de toda a comunidade.
E hoje, celebrando 35 anos dessa história, podemos retornar as origens: as casas. Tudo começou na casa do bispo, lá foi celebrada a primeira Missa da comunidade, e hoje o povo tem a oportunidade de celebrar 35 anos de história recordando e revivendo esse início dentro de suas casas. A Igreja templo se expande para milhares de casas espalhadas pelos bairros. “Somos mais do que nunca: Igreja nas Casas”.