Líderes juvenis se reúnem em Assembleia Diocesana

A Faculdade Católica de São José dos Campos sediou no dia 23 de março a 1ª Assembleia da Juventude. Mais de 180 líderes de diversos grupos, pastorais e movimentos que desenvolvem trabalhos ligados aos jovens participaram do encontro promovido pelo Setor Juventude.

O clero também marcou presença. Padre Rogério Lemes, assessor da Juventude; Padre Rinaldo de Rezende, Coordenador Diocesano de Pastoral; Padre Washington Carlos, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe; e os diáconos transitórios Carlos Eduardo, Fabiano Carvalho e Gustavo Munhoz estiveram no encontro. Dom Cesar Teixeira também esteve na assembleia.

Marcelino Heitor, seminarista da Teologia e assessor do Setor Juventude afirma que “a assembleia é fruto do Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP). É a realização de um dos projetos estratégicos propostos”.

O objetivo desse encontro foi de animar a juventude e aqueles que trabalham com os jovens, para que possam ir além de suas paróquias e evangelizar aqueles que não estão na comunidade. A reflexão foi: “Como agir?”.

O evento iniciou com a animação conduzida pela comunidade Pantokrator, em seguida Padre Rogério Lemes abriu as atividades destacando que “cada pastoral, grupo e movimento deve fazer seu trabalho da melhor forma possível, assim como já tem feito, mas sempre buscar a comunhão”.

Padre Rinaldo de Rezende, em suas palavras de incentivo comentou que que o Espírito Santo é como a juventude. “Por muitas vezes os pais desabafam comigo: ‘Nossa padre, meu filho é fogo, muito agitado’. Pois bem, o espírito é fogo, é agitado, é jovem”, destacou o coordenador de pastoral.

Unidade. A assembleia seguiu com um momento de Adoração ao Santíssimo, onde Dom Cesar refletiu o evangelho dos Discípulos de Emaús que deu início a sua reflexão que aconteceu logo em seguida.

Jesus é um para todos. A Palavra de Deus também é única. E isso precisa nos educar. Precisamos gerar comunhão. Somos uma só Igreja”, incentivou o bispo diocesano, dizendo aos jovens a importância do trabalho em conjunto, a unidade em meio a diversidade.

Falando da questão social, Dom Cesar fez um alerta aos participantes da Assembleia, tendo em vista os inúmeros casos que tem acontecido nas escolas, a cultura do ódio, da violência e do bullying.

“Nós temos uma responsabilidade social. Somos fortes no meio eclesial, mas precisamos estar mais fortes na evangelização das escolas”, sinalizou.

Ouvir os jovens. Os momentos de partilha em grupo ajudaram para que a Igreja pudesse escutar a realidade de cada jovem. Sarah de Paula, de 19 anos, da Paróquia Coração de Jesus falou sobre esse momento. “Me agradou muito a disponibilidade da Diocese em querer ouvir cada grupo para que possamos trabalhar todos juntos, e o desejo de evangelizar a juventude onde ainda estamos não chegamos”.

A partir dessa partilha começa a se pensar então na Ação Pastoral, daqui em diante. O Seminarista Marcelino, diz que a intenção é criar uma diretriz para nortear e guiar os trabalhos acerca da juventude diocesana. E ainda continuar promovendo os eventos que integram e animam os jovens.

Identidade. Foi apresentado ao final da Assembleia o novo logo do Setor Juventude. Um símbolo que representa a diversidade de carismas e serviços prestados em favor dos jovens na diocese e que se unem a partir de um mesmo ideal e juntos formam a rica missão de evangelização. O material foi desenvolvido pelo jovem Murilo Moraes, que integra o Movimento Regnun Christi. Murilo também fez parte do Comitê de Comunicação que preparou as atividades da visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude na Diocese e Pré-Jornada, em 2013.

Depoimentos. “Espero que seja um trabalho muito frutífero e que essa união diocesana possa renovar e fortalecer ainda mais as pastorais e movimentos juvenis em seu contato com Deus”. (Douglas Henrique, 20 anos, Paróquia São Francisco de Assis).

“A assembleia foi um momento muito importante e muito esperado por todos os jovens. Participar desse dia foi ver o carinho de Deus por nós e o zelo da nossa diocese por nosso desenvolvimento enquanto cristão e por nossa missão de conquistar outros jovens”. (Luigi Felipe, 23 anos, Comunidade Magnificat).

1ª Assembleia Diocesana da Juventude (2019)