Jornal Expressão › 06/11/2022

Jornal Expressão – Novembro 2022

Desafios e oportunidades

As palavras que intitulam este editorial, além de belas, enquanto expressam realidades abertas e geradoras de possibilidades, são também oportunas aos tempos atuais, marcados por questões complexas e posturas rígidas, difíceis de responder e desfazer.

Desafios e oportunidades são termos que favorecem o crescimento e a transformação das pessoas contanto que sejam vistos com olhos e corações sedentos da verdade e sensíveis à realidade, onde ela está presente, ainda que escondida em meio às intempéries da existência humana.

Estas palavras não representam respostas prontas para os questionamentos que a vida suscita, mas traduzem inquietações que fazem as pessoas saírem do seu comodismo e descobrirem caminhos novos para horizontes inéditos. Desafios e oportunidades são, portanto, utilidades ao ser humano, como instrumentos que podem fazê-lo melhor e conduzi-lo mais seguramente aos seus objetivos.

Os conteúdos desta edição do Jornal Expressão revelam que por trás de tudo aquilo que acontece na vida pastoral da Igreja e da Diocese de São José dos Campos está o esforço – bem sucedido! – de superar desafios e aproveitar oportunidades.

Cada iniciativa evangelizadora é expressão do agir de pessoas que não se acomodam diante do que acontece, mas se incomodam pelo fato de não acontecer segundo o projeto divino. Evangelização e pastoral são dinâmicas que envolvem pessoas fazendo-as participantes da obra redentora da humanidade e do mundo.

Evangelizar não é jogar ao vento as palavras do Evangelho, mas testemunhá-las em gestos e atitudes, como o fermento que misturado à massa a faz crescer, tornando-a agradável ao olhar e ao paladar. Evangelizar é não se intimidar frente aos desafios nem deixar passar despercebidas as oportunidades, mas fecundar a realidade com a novidade de Deus, para renová-la, aperfeiçoá-la, torná-la plena de sentido.

Esta é a primeira edição do Jornal Expressão em sua maturidade, isto é, após completar seus trinta anos. Seja, com sua riqueza de conteúdos formativos e informativos, incentivo a que mais pessoas coloquem-se de modo positivo diante dos desafios e oportunidades que encontrar.

Clique AQUI e baixe ⤵o PDF ou leia on-line abaixo.