Notícias da Diocese › 02/02/2023

Lançamento diocesano da Campanha da Fraternidade 2023

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”, reuniu na noite a quarta-feira, 1º de fevereiro, a comunidade diocesana, vereadores e autoridades, no Seminário Diocesano de São José dos Campos.

O evento contou com a presença de Dom Cesar, os padres Fábio Ferreira Costa e Francisco Alexandre Vasconcelos, Diácono Jovino Rezende Neto, os vereadores Dr. José Cláudio (PSDB), Juliana Fraga (PT), Júnior da Farmácia (União), Marcão da Academia (PSD) e Zé Luíz (PSD), além do secretário de Apoio Social da prefeitura, Antero Alves Baraldo, e padres de paróquias da região.

Este ano, a Campanha incentiva as comunidades a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, destacando o papel da igreja como instituição social.

Fome no Brasil

O Brasil voltou ao Mapa da Fome, ou seja, mais de 60 milhões de brasileiros, o que corresponde a quase 30% da população, vivem com insegurança alimentar moderada ou grave, ou seja, sem ter o que comer, não têm certeza se conseguirão comida ou precisam reduzir a qualidade e/ou quantidade dos alimentos.

Esse diagnóstico está no relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado em julho do ano passado. O levantamento com dados de 2019 a 2021 mostra que houve agravamento da situação pois, entre 2014 e 2016, esse número era de 37,5 milhões de pessoas.