“Junho verde”, inspirada na Laudato sì, é aprovada como lei municipal em São José dos Campos

A proposta visa a realização anual de atividades voltadas à Educação Ambiental Não-Formal.

A inspiração para a lei municipal veio da proposta apresentada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para instituir a “campanha Junho Verde” que virou a lei número 14.393/2022.

De acordo com o vereador, Zé Luís, que participa da paróquia Espírito Santo em São José dos Campos (SP), o objetivo é sensibilizar a população, instituições e órgãos públicos sobre a importância da preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis.

“A ideia é promover campanhas educativas, palestras, plantio de árvores e limpeza de áreas verdes e nascentes. Todas essas ações envolvendo a comunidade e seus representantes”, disse.

Próximos passos

O vereador Zé Luís informa que a  lei será sancionada pelo prefeito nos próximos dias, o que  significa que as ações do “Junho Verde” já podem ser planejadas e preparadas com autorização e apoio da prefeitura municipal.

Por outro lado, ele reforça que as ações já podem ser desenvolvidas. “Não temos que esperar até o próximo ano para adotarmos medidas mais sustentáveis em nossas vidas. O trabalho de conscientização das pessoas precisa virar hábito, assim como as melhores praticas de sustentabilidade”, apontou.

Inspiração na proposta da CNBB

O texto da lei nacional da “Campanha Junho Verde”, que altera a Política Nacional de Educação Ambiental e institui a celebração do mês temático como parte das atividades educativas na relação com o meio ambiente, foi sancionado dia 4 de julho de 2022.

O objetivo da “Campanha Junho Verde”, segundo o texto sancionado, é “desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações”.

Lei municipal

O texto da lei municipal tem como objetivo incluir um mês para sensibilizar a sociedade a participar ativamente de ações e promova mudanças de hábitos visando a preservação do meio ambiente. Com a aprovação da proposta, que deve ser sancionada pelo prefeito, os poderes públicos ficam encarregados de trazer o debate da conscientização ambiental junto à escolas, empresas, igrejas e entidades representantes de classes.

Conheça a lei aprovada: Projeto de Lei Junho Verde São José dos Campos

Com informações da CNBB