Notícias da Diocese › 21/06/2012

Jubileu de Prata Diaconal na Diocese de São José Dos Campos

Como sabemos, a Diocese de São José dos Campos foi implantada a primeiro de maio de 1981, juntamente com a sagração episcopal de Dom Eusébio Oscar Scheid, sjc, hoje Cardeal Scheid, Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro. Dois meses antes, exatamente no dia 14 de fevereiro de 1981, se deu o martírio do Dr. Franz de Castro Holzwarth, marcando a nova Diocese já nomeada, e banhando-a com o seu santo sangue.

Nesse mesmo ano de 1981, em fins de novembro aproximadamente, Dom Eusébio solicitou aos Párocos da nova Diocese que indicassem de suas Paróquias, homens “maduros”, casados ou não, idôneos e íntegros, de comprovada responsabilidade familiar e social, cheios de fé e de espiritualidade eucarística, para serem candidatos ao Diaconado Permanente, que ele pretendia inserir na Diocese.

Já havia aqui alguns Diáconos Permanentes, ordenados por Dom Francisco Borja do Amaral, quando as Paróquias de São José dos Campos pertenciam à Diocese de Taubaté. Destes Diáconos, dois faleceram: Stipp e Rabelo; três estão afastados por idade e doença: Bindão, Ademar e Hugo; e dois continuam ativos e eficientes: Mauri e Ismael.

Os primeiros cinquenta “aspirantes” a candidatos ao Diaconado Permanente iniciaram o Curso Diaconal, em março de 1982. Criou-se então, a “Escola Diaconal da Diocese de São José dos Campos”, que teve como seu primeiro Reitor, o Reverendíssimo Padre Fernando José Carneiro Cardoso, carmelita, Mestre em Exegese Bíblica e Teologia Dogmática, da Arquidiocese de São Paulo.

Após cinco anos de Escola Diaconal, no quinto aniversário da Diocese de São José dos Campos, a primeiro de maio de 1986, foram realizadas as primeiras ordenações diaconais na Diocese.

Dos cinquenta candidatos que frequentaram a Escola Diaconal, de 1982 a 1986, a primeira turma ordenada por Dom Eusébio Oscar Scheid foi composta de doze Diáconos Permanentes: Djalma Celidônio de Mello, Hamilton Simões de Souza,  Joel da Mata Nascimento, José Antonio Monteiro de Carvalho (Zico), José Arantes Lima, Josué Camargo Lima, Joseph Harry Eloy Gaillardetz, Jurandyr Nogueira da Silva, Mauricio Barbosa Lima, Orival de Souza Titico, Otílio Raimundo de Souza e Wilson da Cunha.

Destes, um deixou o ministério, quatro faleceram, outro afastou-se por idade, e seis continuam em pleno exercício diaconal, bem ativos e eficientes. Esta primeira turma comemorou seus vinte e cinco anos de ministério diaconal no dia primeiro de maio do ano passado.

O Curso Diaconal continuou, complementando o estudo dos que ficaram para uma segunda ordenação e, em 1987, no dia 11 de julho, Dia de São Bento, pelas mãos de Dom Eusébio Oscar Scheid, foi ordenada a segunda turma de Diáconos da Diocese, mais Onze Diáconos Permanentes: Agostinho Silvério dos Santos, Benedito das Chagas e Silva, Benedito Petronilho, Ildeu de Oliveira e Silva, Joaquim Mendes Pereira Neto (Juca), José Arantes, José Henrique Corrá, José Olímpio de Oliveira (Juca), Justo Batista Faria, Marcos Reis Faria e Paulo Vieira Gonçalves.

Desta segunda turma, dois já faleceram: o Chagas e o Arantes; os outros nove continuam no exercício do seu ministério diaconal, bem ativos e eficientes.

[box_light]

Portanto, esta segunda turma dos “cinquenta” que iniciaram o Curso Diaconal em 1982, comemoram também o seu Jubileu de Prata, vinte e cinco anos de Diaconado Permanente, no dia 11 de julho, Dia de São Bento, neste ano de 2012.

Convidamos todos os fiéis a rezarmos juntos, agradecendo a Deus por mais esta data festiva na vida de seus filhos e filhas.

A Missa será celebrada por Dom Moacir e Dom Eusébio, no mesmo dia da ordenação, 11 de julho, quarta feira, às 19h30, na Catedral de São Dimas.

[/box_light]

Diácono Benedito Petronilho.