Notícias da Diocese › 25/02/2019

Jovens realizam Ação Missionária, na Zona Leste de São José

De 27 de janeiro a 3 de fevereiro, três grupos missionários uniram-se para realizar a Semana Missionária (SM) na Paróquia São Benedito, no bairro Galo Branco, em São José dos Campos. Os jovens são atuantes nas paróquias: Coração de Jesus (Bosque dos Eucaliptos), São Francisco de Assis (Jacareí) e Nossa Senhora do Patrocínio (Igaratá).

No total foram 90 missionários vivendo a experiência de vida comunitária e de evangelização durante uma semana. Entre eles estavam presentes sete seminaristas e dez pais, que ajudam principalmente nos serviços da cozinha.

Para que esses jovens chegassem até a SM, eles participam, no decorrer do ano de 2018, de encontros formativos e preparação, bem como de arrecadação financeira e de alimentos.

Rotina de missão

A Semana Missionária conta com um cronograma bem intenso. No período da manhã, os jovens realizam a visita nas casas, momento onde conversam com os paroquianos e abençoam os lares. À tarde, acontece o Oratório, repleto de brincadeiras e artesanatos, como a produção de terços. À noite os jovens preparam celebrações diversas, a partir da rotina da paróquia, como oração do terço, missa, grupo de oração e via-sacra.

Todas as atividades da missão permitem que os jovens se aproximem dos paroquianos e vice-versa, criando um laço afetivo e reavivando a fé.

Testemunhos

Para a jovem Tássia Gonçalves, da Paróquia São Benedito, a presença dos missionários ajuda na caminhada. “Eles fizeram o diferencial no meu bairro e principalmente em mim, mesmo não conseguindo participar todos os dias. Eu agradeço a Deus pela vida desses jovens. Foram extremamente importantes para meu crescimento espiritual”, conta.

O missionário Gabriel Luiz Barbosa acredita que toda doação vale a pena para levar o amor de Deus. “O mundo vive em caos, então porque não doar uma semana para espalhar o Amor, falar de Deus e mostrar que, tendo Ele, não precisamos de mais nada? O mundo anda triste e quer nos deixar tristes, então porque não se doar para espalhar a alegria, brincar, se divertir e mostrar que com Deus temos a felicidade completa?”

Fabiana Nunes, mãe da missionária Amanda, conta o quanto é feliz em fazer parte dessa família. “Foi por meio da minha filha que comecei a participar. Inicialmente na equipe da cozinha, sendo a “tia da cozinha”. Mas, estar com eles uma semana em Paraibuna, despertou em mim a vontade em também ser missionária. Pude ver como é lindo a responsabilidade dos jovens, se emocionando e vivenciando a presença de Deus. Isso me cativou muito. Então, eu continuei sendo a “tia da cozinha missionária”, fazendo parte do GAM e estando com eles.

O GAM

O Grupo de Animação Missionária (GAM) teve início em janeiro de 2016. O primeiro GAM surgiu na Paróquia Coração de Jesus, em São José dos Campos. A partir daí, foram realizadas ações missões em Paraibuna, Igaratá e Jacareí. Fruto dessas atividades, nasceram mais dois grupos: um na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Igaratá, e outro na Paróquia São Francisco de Assis, em Jacareí.

Por Giovanna Sousa Dias – missionária do GAM da Paróquia Coração de Jesus