Jornal Expressão › 15/11/2023

Jornal Expressão – Novembro de 2023

Presentes de novembro

O penúltimo mês do ano não é caracterizado apenas pelo cansaço de um ano cheio de trabalho e nem é somente um tempo de expectativa das festas natalinas ou as férias. É também um mês rico de convites e oportunidades que nos impulsionam mais para a meta que o Evangelho nos propõe.

Um desses convites é a santidade, o horizonte para o qual devem ser direcionados todos os passos humanos, pois este é o primeiro chamado que Deus faz a todas as pessoas. Isso nos é recordado pela Solenidade de todos os Santos, celebrada no primeiro domingo de novembro. Santo não é quem faz coisas extraordinárias, mas quem faz extraordinariamente bem todas as coisas, segundo o Evangelho, em vista do bem de seus semelhantes.

Outra luz que novembro nos oferece é a reflexão da vida como realidade passageira, da morte como realidade certa e da ressurreição como palavra final em nossa existência. A comemoração de todos os fieis defuntos nos coloca nessa atmosfera.

Neste mês temos ainda a celebração do Dia Mundial dos Pobres, que nos recorda que cuidar dos pobres, isto é, dos preferidos de Deus, é dar passos seguros no caminho para a santidade.

Ao lado disso, no mês de novembro celebra-se Cristo, Rei do Universo e se dá passos para a vivência do Advento que prepara-nos para a vinda gloriosa de Jesus e para celebrarmos sua primeira vinda.

Neste ano, o mês de novembro também nos deu a oportunidade de receber a 3ª edição típica do Missal Romano, esperado há anos. Que este subsídio litúrgico ajuda a nossa Diocese e toda a Igreja no Brasil a celebrar melhor a sua fé e a vive-la mais intensamente.

Boa leitura!

Clique AQUI e baixe ⤵o PDF ou leia abaixo.