Jornal Expressão › 14/05/2021

Jornal Expressão – Maio 2021

Recomeçar ou prosseguir?

Quando um ciclo de vida se fecha, normalmente as pessoas dizem que vão recomeçar a vida. Ainda que isto tenha um sentido metafórico, parece não ser o modo mais adequado para se falar da continuidade da vida, que não é constante recomeço, mas prosseguimento, na perspectiva de avanço, crescimento, evolução.

Nesse caso, prosseguir seria a palavra mais apropriada para se falar da vida que segue seu ritmo, alimentada pelas experiências do passado e disposta a enfrentar os desafios que virão pela frente, sem se intimidar pelas possíveis ou reais dificuldades.

Com esse modo de pensar, a Diocese de São José dos Campos adentra os anos que se seguirão à celebração de seu quarentenário. Não recomeçará sua história, que vem sendo construída há 40 anos, mas prosseguirá sua missão, olhando para o passado de conquistas e aprendizados, a fim de enfrentar com maturidade e sabedoria as demandas atuais e futuras.

Mas, afinal, prosseguir como?

O jubileu de esmeralda da Diocese de São José dos Campos, celebrado em plena pandemia da Covid-19, pode levar a dois possíveis posicionamentos. Positivamente, nossa Igreja Particular pode prosseguir na missão com a ousadia, fruto de uma experiência marcante, que a revestiu de força e confiança, porque tocada e conduzida pela graça divina. Caminhar com ousadia é ter a certeza de que o mesmo Deus que esteve conosco nesses quarenta anos, sempre estará ao nosso lado nos tempos vindouros. Aquele que nos fez capazes de superar grandes desafios e empreender notáveis conquistas, também nos dará a graça de responder com sucesso aos questionamentos que a realidade nos trouxer. Isso é próprio das pessoas sensíveis e agradecidas, que mesmo em meio a grandes dificuldades, vislumbram oportunidades.

Contudo, negativamente, pode-se olhar para frente com desânimo, atitude típica de quem nada percebeu de bom e de belo no que foi vivido até hoje. Essa postura nasce dos distraídos e superficiais, que nunca se dão conta das maravilhas que acontecem todos os dias em nossa vida. Quem não tem um olhar otimista nunca verá possibilidades e estará sempre reclamando e culpando os outros porque seu sonho de perfeição nunca se realiza. Que Deus livre nossa Diocese de avançar com esse tipo de postura.

Os tempos atuais e pós-pandemia pedem e pedirão ousadia e criatividade, características que nossa Diocese tem de sobra. Portanto, façamos valer o que somos e alcançamos para prosseguir na responsabilidade de continuar a construir o Reino de Deus na história, na nossa história diocesana.

O Jornal Expressão deseja ao (à) caro (a) leitor (a), um excelente aproveitamento dos seus conteúdos, no mês da celebração dos 40 anos da Diocese de São José dos Campos.

Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF ou leia on-line abaixo.