Jornal Expressão › 09/07/2021

Jornal Expressão – Julho 2021

Um olhar que ajuda a ver

Houve um tempo em que o olhar dos pais dizia algo aos filhos. Geralmente, o modo como olhavam para suas crianças era compreendido como aprovação ou desaprovação de seu agir, gerando, em quase todos os casos, a atitude de prosseguir ou de parar o que estavam fazendo. Infelizmente, hoje não é mais assim talvez por causa de dificuldades de interpretação dos sinais corporais ou, pior ainda, de crise de autoridade dos pais. Isso, porém, não importa agora. O fato é que há olhares cuja luminosidade faz com que os outros enxerguem. São olhares que convidam e ajudam a ver, que direcionam outros olhares. Parece ser esse o olhar do Papa Francisco, nascido de seu coração transfigurado pela experiência de Deus. Suas palavras, simples e tocantes, são expressões daquilo que seu olhar atento à Palavra de Deus e à realidade capta.

Graças a isso, nosso Papa mostra-se sensível e comprometido com situações que estavam sendo esquecidas, como no caso dos avós e pessoas idosas, carinhosamente contempladas pelo seu olhar, com a instituição do seu Dia Mundial, a ser celebrado no próximo dia 25 de julho. A mensagem de Francisco para essa data, bem como a reflexão de D. Cesar são convites a um novo posicionamento da família, da Igreja e da sociedade para com essas pessoas.

O mundo visto como dom divino para todos os seus filhos e que deve ser respeitado e cuidado por todos e não sob a ótica do utilitarismo e da economia, é outra perspectiva que o olhar do Papa convida a Igreja e a sociedade a ter. Motivada por tal postura, a Comissão socioambiental prossegue seu empenhado trabalho pela conscientização de todos acerca do cuidado da casa comum.

Uma Igreja dinâmica e voltada para fora é outra realidade que o olhar do Papa Francisco convida a ver e fazer acontecer. A compreensão desta direção indicada pelo olhar do Papa verifica-se na vida diocesana nas paróquias que festejam seus padroeiros, refletindo temáticas úteis à missão evangelizadora nos tempos atuais, no revezamento das funções desempenhadas por padres na corresponsabilidade diocesana. Isso acontece ainda na atenção e cuidado às crianças e adolescentes seja pela realização do encontrão diocesano de coroinhas e cerimoniários, seja pelo apoio à Campanha contra o trabalho infantil.

Que a leitura desta edição do Jornal Expressão, que dá destaque a algumas questões que o olhar do Papa ajuda a ver com maior nitidez, ajude os seus destinatários a assumir posturas mais evangélicas frente a elas.

Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF ou leia on-line abaixo.

1 Comentário para “Jornal Expressão – Julho 2021”

1. Cristóvão Gonçalves disse:

Parabéns pela edição on line do nosso jornal Expressão! Deus continue abençoando!