Notícias da Diocese › 11/06/2012

Instrução para os fiéis da Diocese de São José dos Campos sobre o momento eleitoral

A Diocese de São José dos Campos não indicará nomes de candidatos (as) para os cargos políticos, pois “a Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política…” (Bento XVI, Deus caritas est, 28). “A Igreja, enquanto instituição, não assume opções partidárias” (Eleições 2006 – Orientações da CNBB, Doc. 82, p.27); isso é função dos fiéis leigos. Diz o Papa: “… o dever imediato de trabalhar por uma ordem justa na sociedade é próprio dos fiéis leigos. Estes, como cidadãos do Estado, são chamados a participar pessoalmente na vida pública. Não podem, pois, abdicar da múltipla e variada ação econômica, social, legislativa, administrativa e cultural, destinada a promover orgânica e institucionalmente o bem comum” (Deus caritas est, 29).

Ainda assim, não há como ignorar o fato de queem nossa Diocesecontamos com alguns fiéis leigos (as) católicos (as), comprovadamente engajados (as) na caminhada eclesial de suas paróquias e/ou pastorais, movimentos, espiritualidades e organismos diocesanos, que são candidatos (as) para cargos políticos.

Sendo assim, determino:

Estes (as), e somente estes (as), podem apresentar suas propostas nos encontros paroquiais, regionais (região pastoral) ou diocesanos das pastorais, movimentos, espiritualidades e organismos existentes em nossa Diocese, de comum acordo com o padre responsável pelo respectivo encontro.

Na celebração da Santa Missa é expressamente proibida tal apresentação.

Quem atesta o engajamento na caminhada eclesial deste (a) ou daquele (a) fiel leigo (a) católico (a) é o seu respectivo pároco ou o padre coordenador/assessor de sua pastoral, movimento, espiritualidade ou organismo diocesano.

Fora destas condições nenhum (a) candidato (a) poderá apresentar-se nos encontros paroquiais, regionais (região pastoral) ou diocesanos de pastorais, movimentos, espiritualidades e organismos existentes em nossa Diocese.

São José dos Campos, 04 de maio de 2012.

Dom Moacir Silva
Bispo Diocesano

[divider]

Faça o download da Cartilha da
Comissão Sócio-Política Diocesana para as Eleições 2012.

[one_fifth][button link=”http://srv26.teste.website/~prq031/wp-content/uploads/2012/06/folheto-Eleicoes-municipais.pdf” variation=”blue”]Orientações[/button][/one_fifth]

[divider]

Confira os vídeos da CNBB – Campanha “Voto Consciente”

Voto na Cidade – Eleições 2012: Participação política