Notícias da Diocese › 25/10/2022

Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Diocese

Outubro na Igreja do Brasil é marcado de forma especial, pela celebração de um mês inteiramente dedicado à celebração e promoção da vida missionária. Vivida com profundo espirito missionário a celebração do mês das missões oferece uma oportunidade de ouro para se aprofundar e conhecer melhor os diversos movimentos e obras que se dedicam à missão da Igreja não somente no mês de outubro, mas ao longo de todos os dias do ano, de forma incansável, com verdadeiro ardor missionário.

Conheça agora um pouco mais sobre o trabalho da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e sua presença na vida e animação de nossa diocese.

A infância e adolescência missionária pertence às Pontifícias Obras Missionárias e tem como principal lema de ação o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização de outras crianças e adolescentes. As crianças são convidadas a rezarem todos os dias uma Ave-Maria pelas obras missionárias e, ao final de cada mês, contribuírem materialmente com uma moedinha, ainda que de pouco valor, destinada às obras missionárias pontifícias do mundo inteiro. A ideia é cultivar neles o espírito e zelo pelas missões do mundo inteiro e despertá-los para o compromisso por meio de um estilo de vida missionário a rezarem e a contribuírem materialmente, gerando cada vez mais, uma consciência missionária. Nossas crianças e adolescentes são os protagonistas da missão, são eles que tomam a frente nos trabalhos e tarefas e desempenham as atividades propostas para cada encontro, mas cada grupo de missão é sempre acompanhado por um adulto, que fará a mediação e distribuição das tarefas entre eles.

Em nossa diocese, esta obra pontifícia se encontra presente em três paróquias: Paróquia Catedral São Dimas, Paróquia São José Operário (Jacareí) e Paróquia Santa Cecília. Destacamos de forma especial, a paróquia Santa Cecília, que iniciou seu trabalho de implementação do movimento no mês de julho passado e já conta com a realização dos primeiros encontros. Para a adolescente Giovana “estar na IAM, é um chamado de Deus e a constatação de sua providência na vida de todos nós. É uma missão que todos aqueles que tiverem a oportunidade de participar, participem, pois vale muito a pena servir a Deus evangelizando as outras crianças e adolescentes. Deus chama a todos para essa linda missão”. A equipe de coordenação diocesana é assessorada pelo Pe. Juliano, seminaristas Luiz Henrique e Jeferson Oliveira, e coordenada pelo leigo Rafael, da paróquia São José Operário de Jacareí.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo inteiro, sempre amigos”. Esse é o lema e proposta de vida para a IAM. É um estilo de vida que não só as crianças e adolescentes são chamados a experimentar, mas também os adultos, que podem atuar como assessores nas atividades missionárias.

Você que sente o chamado para vivenciar esta bonita obra missionária e quer conhecer mais sobre este bonito trabalho de missão de nossas crianças, pode acessar o site www.pom.org.br ou visitar uma das paróquias que realizam este movimento missionário.

“Que motivados pela celebração do mês missionário, tomemos cada vez mais consciência que a missão de evangelização de nossas crianças é tarefa de todos nós e que possamos aumentar a implementação desta bonita obra missionária na nossa diocese”, exorta o seminarista Luiz Henrique.