Notícias da Diocese › 25/07/2018

Igreja celebra memória de Sant’Ana e São Joaquim, os pais de Maria e avós de Jesus

O dia 26 de julho é uma data especial que a Igreja celebra a memória de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus. Também nesse dia, é comemorado o dia dos avós.

A festa de São Joaquim e Sant’Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente, na transmissão da fé que é essencial para qualquer sociedade. Os avós de Jesus ajudam a cultivar os valores da perseverança e confiança em Deus e também a nossa colaboração na obra da redenção.

Assim como existem vários tipos de pais e mães, com as vovós não é diferente. Também costumam ser carinhosos, dar bastante liberdade para as traquinagens dos netos e geralmente conhecem todas as brincadeiras de antigamente.

“Ser avô é uma coisa que não se explica muito, se vive. Um amor sem fim”, Vicente de Paulo Ambrosio (FOTO), da Paróquia São Paulo Apóstolo.

Os Santos são lembrados por terem educado Maria no caminho da fé, alimentando seu amor pelo Criador e preparando-a para sua missão. Essa formação, influenciou profundamente na educação de Jesus.

A devoção a Sant’Ana chegou ao Brasil trazida pelos portugueses. Ana é a imagem da mãe educadora, da avó que ensina os netos; imagem também dos catequistas, que educam e iniciam as pessoas nas coisas de Deus.

Rita Soares, da Paróquia São Vicente de Paulo, é avó do Matias e da Emily e não vê esse acontecimento como envelhecimento, mas sim como um presente de Deus, não é simplesmente aposentar-se e ser chamada de “vózinha” e sim voltar à maternidade e viver uma nova fase. “É uma continuação de mim, da minha família é a minha vida se renovando, isso é lindo de mais”, completa Rita que também é da Comissão Diocesana da Defesa da Vida.

Pastoral da Pessoa Idosa. Nesse contexto da celebração do dia dos avós, o papel de cuidar se inverte. Na velhice, são os idosos que precisam de cuidado. Por isso, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Diocese de São José dos Campos realiza um trabalho contínuo e sistemático de apoio espiritual e cuidado com a saúde física e emocional da pessoa idosa.

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann em 1993 também criadora da Pastoral da Criança. Segundo sua fundadora, o objetivo é fazer com que os idosos tenham uma vida melhor, mais saúde, mais alegria e possam participar ativamente das comunidades onde estão inseridos.