Grupo leva esperança às famílias que lutam contra as drogas
Ligado à Fazenda da Esperança, o Grupo Esperança Viva (GEV) é um grupo de autoajuda existente em todo o Brasil e em outros dez países. Hoje são centenas de GEV que envolvem milhares de pessoas que se reúnem para aprofundar a vida e a espiritualidade da Fazenda da Esperança.
O GEV tem sua identidade própria sendo uma extensão da Fazenda da Esperança e realiza trabalhos com dependentes químicos colocando em prática as experiências vividas por meio do Evangelho.
Em São José dos Campos, o GEV funciona desde 2001, com a coordenação de Bita da Matta. “Quando um jovem deixa a Fazenda e volta para a sociedade precisa de apoio e de um grupo onde possa receber alimento espiritual. Além desse trabalho, o grupo é aberto para todas as pessoas interessadas no carisma da Fazenda da Esperança”, explica Bita.
Quem pode procurar o GEV?
O grupo tem como finalidade abordagem famílias ou o próprio dependente que pede ajuda para se tratar do vício. Antes de o jovem ser encaminhado para Fazenda é necessário fazer alguns exames práticos, para os quais a entidade conta com voluntários que ajudam a fim de agilizar a sua entrada na fazenda. Voluntários estes chamados de Anjos.
Os encontros
Nesse período o jovem e seus familiares são convidados a participar de três a quatro reuniões do GEV. Assim, ao chegar na Fazenda ele já estará preparado para entender a proposta oferecida chamada de “tripé” (Trabalho, Espiritualidade e Convivência). As famílias, por sua vez, continuam frequentando as reuniões sendo elas preparadas para as visitas e para receber esse jovem quando sair da fazenda.
Hoje também existem aquelas mães que, mesmo que seu filho não tenha dado o seu “sim”, elas sentem a necessidade de estar presentes, enfrentar e entender como lidar com os eles.
Há relatos de familiares que, fazendo a experiência da Palavra vivida, passam a abraçar a dor de outras familiares e se lançam para ajudar dando um verdadeiro exemplo de fidelidade nas salas.
Muitos frutos foram e são colhidos a cada dia graças ao trabalho árduo dos missionários da Fazenda Esperança. Claudemir, paroquiano da Sagrada Família, também passou pelo GEV e Fazenda (2016-2017) e fez uma missão na África.
O Grupo
Todas as quintas-feiras, das 19h30 às 21h, acontecem os encontros na Catedral São Dimas. No grupo, os participantes aprofundam algum aspecto da espiritualidade da Fazenda, contam experiências vividas com o Evangelho, rezam e cantam, além dos conselhos e da vivência familiar construída nas comunidades. Mensalmente é proposta uma Palavra de Deus tirada do Evangelho, chamada de “Palavra de Vida”, para ser aprofundada e tomada como meta espiritual do mês.
Se você quer se livrar da dependência de drogas ou de álcool, ou encaminhar um parente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma alternativa. Em São José dos Campos, você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminhamentos com Bita. Informações: (12) 99724-1374.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.