Notícias da Diocese › 16/03/2020

É tempo de cuidar! Ação Solidária Emergencial para Enfrentar a pandemia de coronavírus

A prática da solidariedade é inerente à vida e aos ensinamentos cristãos como um chamado permanente para olhar as realidades de vulnerabilidade e, principalmente, os necessitados. Não é um olhar de desprezo como o daqueles que passaram pelo caminho e foram indiferentes à dor e sofrimento daquele homem que foi atacado por assaltantes, mas um olhar bondoso e repleto de caridade como o que teve o bom samaritano. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Estamos diante de uma emergência sanitária global que já afeta mais de 1,4 milhão de pessoas diretamente e já ceifou mais de 80 mil vidas. Nessa grave crise sanitária, que se espalha em uma velocidade acelerada, muitos governos precisaram adotar medidas duras de isolamento social para conter o avanço da pandemia no planeta.

No Brasil, do mesmo modo, e por orientação da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, muitas cidades e estados têm decretos em vigor com restrições de movimentação de pessoas, transporte público reduzido, fechamento de comércios, alguns setores da indústria, restaurantes, órgãos públicos, etc. Essas restrições, embora extremamente necessárias para a contenção da pandemia, geram efeitos sociais graves como a demissão de trabalhadores e trabalhadoras ou a diminuição drástica na renda de profissionais autônomos, informais, trabalhadores e trabalhadoras do campo, catadores e catadoras de materiais recicláveis, artesãos e artesãs, etc.

É diante deste cenário que a Igreja no Brasil renova sua esperança e amorosidade às pessoas que sofrem as consequências sociais da pandemia e convoca a sociedade brasileira para uma Ação Solidária Emergencial que promova gestos concretos de ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade diante da pandemia de Coronavírus.

Na Diocese de São José dos Campos, a Cáritas Diocesana criou um comitê emergencial com a finalidade de ser um apoio caritativo e de articulação da Ação Social na Diocese durante a crise da COVID-19.

Em período de pandemia do novo coronavírus, todos são incentivados a permanecer em casa e intensificar os cuidados com a higiene pessoal. No entanto, são muitas as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Cáritas está mapeando as necessidades da ação social nas cidades da região e trabalhando junto às ações paroquiais, de Obras Sociais e Vicentinos.

Foi criada uma Central de Doações e Atendimento Virtual para a captação de cestas básicas, mantimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal. As doações podem ser entregues diretamente nas paróquias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

Também é possível fazer doação financeira de qualquer valor para a conta disponibilizada pela Cáritas Diocesana com o objetivo de atender, além da fome, as outras demandas:

CÁRITAS DIOCESANA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
CNPJ: 03.615.646/0001-71
Banco: SICREDI
Agência: 0710
Conta Corrente: 48683-2

Há também um canal de orientação e informação com foco nas situações de vulnerabilidade social – (12) 3913-3005 (telefone / WhatsApp).

:: Veja também ::

Cáritas Diocesana tem varal solidário de máscaras no centro de São José dos Campos

Faça parte desta rede de caridade! Estamos diante de um tempo inédito e convidamos você a participar da nossa rede de doação para ajudar aqueles que estão passando por diversas dificuldades
principalmente nesse momento. Nossos irmãos mais carentes precisam de sua ajuda. Vamos juntos consolidar a rede de proteção aos mais necessitados.