Artigos › 07/11/2012

Colhendo prosperidade com o Dízimo

Folheto Litúrgico | Nova Aliança
11 de novembro de 2012

Na nossa vida de cristãos, estamos sempre prontos a ouvir mensagens falando das bênçãos de Deus para suas vidas. Dizemos que Jesus é nosso único Senhor e nos sentimos felizes por estarmos frequentando a Igreja. Professar a fé em Jesus significa entregar a vida para ser guiada por Ele, que é luz para nossa vida pessoal, familiar, profissional.

A conversão passa pelo “bolso” e no modo como nos relacionamos com os bens materiais. A forma como lidamos com o dinheiro revela o grau da nossa confiança em Deus. A escravidão ao dinheiro tem destruído a fé de muitos. Dar o passo do Dízimo é iniciar um processo de cura do apego e da escravidão dos homens às riquezas deste mundo.

No Antigo Testamento, o Dízimo é apresentado com uma tríplice finalidade:

Para a manutenção dos levitas responsáveis pelas cerimônias religiosas (Nm 18,20). Hoje a Dimensão Religiosa do Dízimo é destinada à manutenção do Templo, construções, água, luz, telefone etc.

Festivo, para partilhar as despesas de transporte e alimentação por ocasião das grandes solenidades judaicas (Dt 12,17-18). Hoje, a Dimensão Missionária do Dízimo é destinada à manutenção das pastorais, manutenção dos seminários.

Para o atendimento às viúvas, órfãos e estrangeiros (Dt 14,28-29). Hoje, a Dimensão Social do Dízimo dá subsídio de sustento às obras e casas sociais mantidas pelas paróquias.

No Novo Testamento, Jesus nos ensina que nossa oferta ou Dízimo não deve ser fruto de ostentação diante dos homens: “Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita” (Mt 6,3).

Deve ser praticado sem, contudo, descuidar do sentido da própria conversão (Mt 23,23). Até a vinda de Jesus, dar o Dízimo era um ato de obediência a uma Lei dada por Deus. Com a vinda de Jesus, contribuir deixou de ser uma simples obrigação, para transformar-se em sinal de amor e um privilégio.

Ser dizimista não é só uma questão de fé; é um ato de amor a Deus e ao próximo.

Livro: Colhendo Prosperidade com o Dízimo e Ofertas, de Pe. Alberto Gambarini
Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo