Notícias da Diocese › 09/11/2022

Diocese a caminho do Congresso Eucarístico Nacional

Um grupo da Diocese de São José dos Campos está a caminho do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) para juntos de Dom Cesar Teixeira, participarem deste momento especial da Igreja do Brasil, nos próximos dias de 11 a 15 de novembro em Recife (PE). Entre os padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas de nossa Diocese, também está o bispo de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski que se juntou ao grupo diocesano para participar do evento.

Dom Cesar, juntamente com o grupo da Diocese, irão ser recepcionados na Basílica Menor do Sagrado Coração de Jesus, em Boa Vista, Recife – PE. Nesta Basílica Dom Cesar celebrará a Santa Missa nos dias 12, 13 e 14 e também fará um momento de catequese com os fiéis.

O Congresso terá como tema “Pão em todas as mesas”, escolhido por inspiração no contraste social vivenciado no Nordeste e em especial, no Recife. O lema do Congresso é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Programação

A programação foi preparada por todo o regional Nordeste 2 da CNBB com uma “intensa atividade religiosa e litúrgica”. A abertura do Congresso será na Arena de Pernambuco, haverá a celebração da Primeira Comunhão Eucarística para crianças e adolescentes de todos os colégios e paróquias, também no estádio de futebol. Ocorrerão celebrações eucarísticas simultâneas presididas por bispos e arcebispos em todas as paróquias, basílicas e santuários no território da arquidiocese, Simpósios, exposição e feiras. O encerramento será na Praça do Marco Zero.

Além da programação geral, a equipe da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, preparou uma programação também para os peregrinos. Confira abaixo:

Logomarca

A logomarca o evento já foi escolhida e possui como elementos o pão e o vinho, a comunidade em torno da mesa, a água do batismo e as pontes do Recife. “É uma síntese de tudo aquilo que o Congresso Eucarístico vem nos transmitir. Ela traz como seu ponto central a Eucaristia, que nos alimenta, que é pão partido e partilhado na vida do povo, no mundo, inserido em uma sociedade, em um meio que traz tão marcado por conflitos e situações diversas”, explicou irmã Paula Souza.

História do Congresso Eucarístico

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. (cf. Jo 4, 23)

A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de São Pedro Julião Eymard, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi:“A Eucaristia e a vida cristã.”

O III CEN foi realizado no parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.