Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho

Criado em 1972 durante um encontro promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas , o Dia Mundial do Meio Ambiente é um momento para a sociedade repensar sobre as atitudes em torno desse tema.

Campanha 2019. O Ministério do Meio Ambiente e ONU se unem para #CombaterAPoluiçãoDoAr no Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano a temática está centrada na “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

A poluição do ar é o principal fator de risco ambiental para a saúde em todo o mundo. No Brasil, onde 76% da população vive em cidades e respira diariamente diversos tipos de poluentes, pensar soluções políticas e técnicas para a questão é urgente.

Nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por sete milhões de mortes prematuras por ano. Só no continente americano, mais de 300.000 pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar. Alguns poluentes atmosféricos também estão diretamente relacionados ao aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.

Acesse o site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente 2019 – em português! www.worldenvironmentday.global/pt-br

Na Igreja Católica. A preocupação com a ecologia é uma constante na Igreja. Após anos de estudos o Pontifício Conselho “Justiça e Paz” publicou o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, no qual dedica um capítulo sobre o Meio Ambiente. No Brasil, a questão se torna ainda mais visível para os fiéis a partir das Campanhas da Fraternidade.

Em 1979, a CNBB chamou a atenção da sociedade com o tema “Preserve o que é de todos”. Em 1986, o tema foi “Terra de Deus, Terra de irmãos”. Em 2002, a reflexão se deu a partir dos povos indígenas. Em 2004, o episcopado brasileiro propôs uma reflexão a cerca da “Água, fonte de Vida”. Em 2007, a Amazônia esteve em destaque. Em 2016, a Encíclica Lautado Si motivou a Campanha da Fraternidade que teve como tema: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. No ano seguinte foi a vez de discutir sobre os biomas brasileiros. O tema em 2017 foi “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”.

Laudato Si. Desde o início do seu pontificado o Papa Francisco tem, com frequência, falado sobre o meio ambiente e sobre a responsabilidade do homem diante da criação. As mensagens vieram em homilias, encontros com jornalistas e em diversos documentos nos quais o Pontífice exprimiu o seu ponto de vista sobre estes temas.

“Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?” Este interrogativo é a essência da Laudato si’, a Encíclica ecológica do Papa Francisco, lançada em 18 de junho de 2015.

O título “Laudato Si” é uma referência ao “Louvor a Vós”, palavras contidas na abertura do Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. O título não é em latim, como costuma acontecer, mas num dialeto italiano antigo. O Cântico das Criaturas recorda que a terra “se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma mãe, que nos acolhe nos seus braços”.

No decorrer de seis capítulos, o Papa convida a ouvir esses gemidos, exortando todos a uma “conversão ecológica”, a “mudar de rumo”, assumindo a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”.

O Pontífice se dirige certamente aos católicos, aos cristãos de outras confissões, mas não só: quer entrar em diálogo com todos, como instrumento para enfrentar e resolver os problemas.

Clique AQUI e leia na íntegra.

Comissão Socioambiental. Respondendo ao convite do Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si’, para renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta a Diocese de São José dos Campos assume uma postura coerente diante da responsabilidade socioambiental nas comunidades. Em 2015 foi criada a Comissão Socioambiental. Grupo que atua na Diocese de São José dos Campos por meio de ações educativas e formativas acerca da responsabilidade sustentável que devemos ter como cidadãos, mas principalmente como cristãos.

O grupo tem desenvolvido ao logo desses 4 anos diversas formações, encontros, seminários e participado de atividades diocesanas e internacionais. As atividades do grupo da foram destaques no sistema de Comunicação do Vaticano – o Vatican News, na mídia secular e de inspiração católica nacional.

No Vaticano. A Redação do Vatican News recebeu no dia 27 de fevereiro de 2019 a coordenação diocesana da Comissão Socioambiental. O programa “Porta Aberta”, da Rádio Vaticano em Língua Portuguesa entrevistou o professor Luciano Machado. Essa foi a segunda vez que Luciano esteve na Redação do Vatican News. Ouça a entrevista completa aqui.

Em março de 2018, Luciano conversou com Silvonei José, da rádio Vaticano, sobre a cartilha ‘Cuidando da Casa Comum’. Material elaborado pela Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos. Ouça aqui.

“Cuidando da Casa Comum”. Elaborada pela Comissão Socioambiental em parceria com a Escola Diocesana de Design “Creatives Dei” e Bella Jow – design & ilustrações e o apoio do Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC), a cartilha “reúne dicas práticas e objetivas que podem ser aplicadas em nosso cotidiano, inspiradas na Encíclica Laudato Si (LS), do Papa Francisco”.

Dom Cesar Teixeira, na apresentação da cartilha, comenta que este é mais uma contribuição de nossa diocese, por meio da Comissão Socioambiental, para a conscientização na preservação de nossa Casa Comum.

O material está disponível no Centro Diocesano de Pastoral. Para obter o subsídio entre em contato: (12) 3928-3912.

Acesse a versão digital do material e conheça. Clique na imagem para baixar.