Palavra do Pastor › 08/10/2012

Dia Mundial das Missões

O mês missionário, que estamos vivendo, nos ajuda a aprofundar nosso compromisso de discípulos missionários, nosso compromisso com a ação missionária, uma vez que a Igreja “é por sua natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai” (AG, 2).

Nós acreditamos que todos os povos são chamados à salvação; por isso, a missão que se destina a todos deve se tornar uma constante fundamental na vida da Igreja. Anunciar o Evangelho deve ser para nós, como já dizia o apóstolo Paulo, um compromisso impreterível e primário. Afirma o Santo Padre que a Igreja, sem confim e sem fronteiras, se sente responsável por anunciar o Evangelho a todos os povos (cfr. Evangelii nuntiandi, 53). Ela, germe de esperança por vocação, deve continuar o serviço de Cristo no mundo. A sua missão e o seu serviço não se limitam às necessidades materiais ou mesmo espirituais que se exaurem no âmbito da existência temporal, mas na salvação transcendente que se realiza no Reino de Deus. (cfr. Evangelii nuntiandi, 27)”. A missão da Igreja está a serviço da salvação eterna das pessoas.

Realizaremos a Coleta para as Missões, em todas as missas do final de semana de 21 de outubro: Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária.

Desejo que celebração do Dia Mundial das Missões nos impulsione em nosso compromisso missionário de ir “ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de sentido, de verdade e de amor, de alegria e de esperança” (DA, 548).

Dom Moacir Silva
Bispo Diocesano