Notícias da Diocese › 13/06/2018

Descubra a Região – São Francisco Xavier

Igreja Matriz São Francisco, construída em 1914.

No Circuito da Mantiqueira São Francisco Xavier, tem na beleza natural um dos seus maiores atrativos

Com as férias de julho se aproximando, se você ainda não decidiu o próximo roteiro de viagem da família, sugerimos um lugar bem pertinho, com ótimos lugares para diversão, restaurantes bons e acessíveis, e se ainda quiser ficar por lá, você vai encontrar boas pousadas.

São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos e está localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira.

História. O distrito foi criado em 16 de agosto de 1892 quando a região ainda estava na rota dos tropeiros. Situado ao norte de São José dos Campos, São Francisco Xavier tem área de 322 km² na Serra da Mantiqueira.

Atualmente a população está próxima a 3,8 mil habitantes. O distrito é considerado área de proteção ambiental, onde pode ser visto o macaco Muriqui, que é símbolo do Distrito.

A tradição e cultura do campo estão presentes e são valorizados por moradores e empresários.

(Foto: Kleber Luz)

Atrações e Passeios. São Francisco Xavier tem muito a oferecer para seus visitantes; são vários atrativos e entre eles o turista pode visitar cachoeiras, mirantes, trilhas e pesqueiros.

A região central do Distrito é muito aconchegante e conserva várias características de cidade pequena. Possui uma rua principal onde se encontram vários restaurantes, bares, lojas de artesanato e comércio.

A praça da Paróquia São Francisco Xavier é outro local que encanta seus visitantes. Arborizada e com vários bancos e parquinho para as crianças o local é muito frequentado por famílias. No local também é comum ter apresentações de música ao ar livre.

Para quem gosta quer levar uma recordação do local e presentear a família e amigos, São Francisco Xavier conta com várias lojas de artesanato. As peças, geralmente voltadas a tradições e costumes populares, podem ser encontradas em diferentes comércios.

A Cachoeira do Roncador é um lugar imperdível. Com 45 metros de altura, quedas de água em paredões de pedra e passeios em caiaques, lagos para pesca e piscina natural, é um cenário bem sugestivo para descanso e vários clicks. E A Cachoeira Pedro David, de 15 metros de altura, tem várias trilhas em meio à natureza.

(Foto: Daniel Basso)

O distrito de São Francisco Xavier é conhecido também por festas como Dia da Carpição, Semana de Meio Ambiente, Festa do Tropeiro e Festa do Padroeiro. Para atender aos turistas, o distrito dispõe de hotéis, pousadas e até áreas de camping.

Gastronomia. A culinária de destaque no distrito é a regional, com pratos caseiros e tradicionais. Os restaurantes utilizam ingredientes cultivados na região como truta e shitake, mas em São Francisco é possível encontrar também ótimas pizzarias com ambiente familiar e aconchegantes.

Trilha, cachoeira, fé e devoção… Tudo isso você pode encontrar em São Francisco Xavier. Programe-se, faça uma visita e conheça de perto tudo o que esse Distrito pode oferecer.

(Matéria publicada em 13 de junho e 2018. Consulte a Prefeitura de SJCampos para eventos e atividades atuais.)