Artigos › 17/06/2013

Comunidade de comunidades: uma nova paróquia

A Paróquia, como comunidade de comunidades, foi a temática principal refletida pelos bispos do Brasil durante a 51ª Assembleia Geral da CNBB.

Essa temática se inspira no Documento de Aparecida, que ao falar de conversão pastoral vem despertando na Igreja uma nova consciência de sua identidade e de sua missão e gerando um processo de auto-avaliação e reorganização.

Falar em Paróquia como comunidade de comunidades é, portanto, buscar caminhos de renovação para as comunidades paroquiais, fazendo-as passar de uma mera estrutura para uma força viva de evangelização e transformação pessoal, comunitária e social.

O primeiro fruto do trabalho realizado pelos bispos foi o Estudo da CNBB, 104, que recolhe as suas reflexões e proposições como luzes para o caminho que todos devemos trilhar juntos. Intitulado “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, esse texto poderá receber as contribuições dos regionais e dioceses para tornar-se um documento de orientação para o novo caminhar de nossas paróquias, requerido pelas necessidades e desafios de nossos tempos. Muitos outros frutos poderão surgir deste trabalho e contribuir com essa busca necessária.

O Estudo 104 está dividido em 4 capítulos: enquanto o 1º e o 2º apresentam, respectivamente, uma perspectiva bíblica e teológica da comunidade e da paróquia, o 3º fala dos novos contextos que desafiam a paróquia e o 4º mostra perspectivas pastorais, isto é, como fazer acontecer a renovação da paróquia na prática.

Será muito importante que o Conselho Pastoral de cada paróquia estude esse texto, extraindo dele as indicações para uma dinamização da vida paroquial e também oferecendo sua contribuição ao que ele propõe. O modo concreto como isso poderá ser feito será indicado posteriormente.

Muito mais do que trocar de estrutura, a reflexão acerca da renovação da paróquia vai em direção às raízes, para recuperar o significado da identidade e o vigor da missão.

O texto do estudo 104 está disponível nas Edições CNBB e nas livrarias católicas para ser adquirido e no site da CNBB para ser baixado (www.cnbb.org.br).

Ainda no site da CNBB, há algumas sugestões de leituras complementares para ajudar no aprofundamento do tema: artigos de bispos, indicações de textos do magistério universal e latino-americano, contribuição de regionais e referências bibliográficas.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coordenador Diocesano de Pastoral e