Notícias da Diocese › 02/05/2023

Comissão Sociopolítica Diocesana realiza formação com Cardeal Dom Leonardo Steiner

Foi realizada no último dia 24 de abril uma formação promovida pela Comissão Sociopolítica diocesana em atendimento ao último plano diocesano de evangelização – PDEP.

A proposta faz parte de um projeto formativo temático que vem abordando as várias dimensões da Doutrina Social da Igreja. Iniciado em 2019 o projeto previa a realização de 2 formações anuais, porém, ele em decorrência da pandemia do COVI-19, a realização do projeto foi interrompida. Agora em 2023, a Comissão Sociopolítica, responsável por essa atividade na diocese, retoma o calendário das formações, dessa vez, trazendo a proposta da realização de 4 temas a serem realizados ainda esse ano.

O evento realizado no auditório do Instituto São José, parceiro na organização da atividade, contou com a presença do Cardeal Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus que falou sobre o tema: “Uma Consciência Planetária” e reuniu mais de 200 pessoas entre lideranças leigas e padres oriundos de várias paróquias da diocese. Padre Cláudio César Costa, Coordenador Diocesano de Pastoral, esteve presente no evento. Coube a ele dar as boas-vindas ao público em geral e de modo especial, saudar ao cardeal pelo convite aceito de colaborar com nossa diocese. Apesar de ser uma atividade diocesana, o evento ganhou um caráter regional, por contar com a presença de pessoas vindas de outras dioceses da região.

Entre os presentes, destaca-se também a participação do Padre Paulo Adolfo Simões, Secretário Executivo do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Camara” – CEFEP, que participava da 60° Assembleia Geral da CNBB em Aparecida e que aproveitou a oportunidade para prestigiar o evento.

A assessoria feita por Dom Leonardo teve como proposta a análise sobre 4 sonhos do Papa Francisco que constam no documento oficial denominado “Querida Amazônia”, resultado do Sínodo dos Bispos da região Pan-Amazônica, realizado em 2019. São eles: Um sonho social, um sonho cultural, um sonho ecológico e um sonho eclesial.

Para Dom Leonardo, esses quatro pontos não têm recebido a devida importância por parte da Igreja e, portanto, merecem uma atenção especial nos processos formativos.

É importante destacar que é após esse Sínodo, que o Papa Francisco nomeia Dom Leonardo como Cardeal, demonstrando por meio de um gesto, a importância da região em seu episcopado.

A próxima atividade formativa será realizada no dia 17 de junho (sábado) às 14 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com a assessoria do Padre Antônio Ferreira Naves que Assessor da Comissão Pastoral da Terra do Regional Sul 1 da CNBB. Contamos com a sua participação!