Notícias da Diocese › 15/07/2021

Comissão Socioambiental lança Guia Socioambiental e Curso sobre a Laudato Si’

Em comemoração ao 6º aniversário da carta encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, sobre o Cuidado da Casa Comum, a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos lançou o Curso reflexões Laudato Si’: Uma experiência, e o documento Guia Paróquias e Comunidades Socioambientais.

Guia Paróquias e Comunidades Socioambientais.

O objetivo do Guia Paróquias e Comunidades Socioambientais é auxiliar a vivência de uma prática que favoreça o ambiente, a vida e a saúde de todos os seres vivos através de planejamentos simples que ao final retornam em benefícios ambientais e econômicos. Como exemplo, a preocupação com a luminosidade natural dos ambientes, o armazenamento de águas de chuvas para lavagem de áreas externas, rega de jardins, entre outros. Esses cuidados no momento do planejamento de reformas ou construções de novos prédios, farão a diferença para a comunidade e planeta. Vejam mais dicas e exemplos no Guia, que pode ser obtido através no site da Diocese de São José dos Campos, clicando AQUI.

Curso Reflexões Laudato Si’: Uma experiência

O Curso Reflexões Laudato Si’: Uma experiência, é no formato de vídeos, que podem ser acessados gratuitamente e sem a necessidade de inscrição, através do site Reflexões LS, clicando AQUI.

O curso tem o propósito de apresentar a Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, sobre o Cuidado da Casa Comum, através de seis reflexões sobre os capítulos que a compõem e as propostas que ela traz.

A primeira reflexão, “A Raiz Humana da Crise Socioecológica” auxilia na compreensão de sete situações que são um retrato de como o Planeta Terra, que é a nossa Casa Comum, se encontra e, assim, identifica a raiz dos problemas ambientais e sociais que vivenciamos.

A segundo tema, “Ecologia Integral” também traz a intenção de proporcionar uma reflexão geral sobre todos os aspectos que o tema abarca demonstrando “que tudo está estreitamente interligado no mundo.” (LS16).

O tema “Educação Cidadã e o Problema Socioambiental”, disponível em duas partes, apresenta o que é ecocidadania e discute sobre a liberdade em exercê-la no sistema atual (parte 1). Traz a discussão da Ecopedagogia em conjunto com uma rica socialização sobre práticas de educação ambiental formal, principalmente na fase escolar da educação infantil (parte 2).

Na quarta reflexão, é apresentado um diálogo sobre a “Economia de Francisco e Clara e a Laudato Si’”, onde são abordados os temas: Carta da Terra, Ecologia Integral, Socioambientalidade, Desigualdade, Justiça Social, Cultura e Paz, e o Seguimento de Jesus Cristo no modo de Francisco e Clara.

A quinta reflexão, “Contribuições de uma Comissão Pastoral Socioambiental” retrata a criação da Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos, sua missão, visão e atividades realizadas desde a sua criação. O objetivo da apresentação é inspirar outras realidades diocesanas e motivar os leigos a exercer seu protagonismo próprio: “Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa” (LS 217).

E o último tema do curso: “Paróquias e comunidades socioambientais” traz a reflexão sobre a necessidade de termos um comportamento que realiza pequenas e constantes ações em prol do ambiente, e assim, buscar a “conversão ecológica” como a Encíclica Laudato Si’ propõe, ou seja, incorporar práticas para o “cuidado da Casa Comum”, promovendo a integração social das pessoas, principalmente das mais vulneráveis.

Para cada reflexão há uma sinopse e um formulário para o registro de dúvidas e observações a respeito do tema. As dúvidas e considerações são respondidas através do e-mail indicado no formulário. Além disso, também há links para fazer download das apresentações utilizadas nas reflexões.

Estas reflexões apresentam visões de uma caminhada que a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos tem vivenciado ao buscar colocar em prática a Encíclica Laudato Si’. Nessa caminhada aconteceram discussões, estudos e práticas, que se deseja partilhar com todas as pessoas que pretendem ou já estejam vivenciando as propostas da Laudato Si’.