Notícias da Diocese › 25/10/2022

Comissão Diocesana para Ação Missionária realiza Missão na Paróquia Santa Cecília

Após um longo tempo de preparação e organização, mais uma Paróquia recebeu a visita dos missionários e missionárias da Diocese, que desta vez foi realizada na Paróquia Santa Cecília durante o período da manhã do dia 8 de outubro.

Foi assim que se deu a retomada dos trabalhos de evangelização e organização missionária dentre os quais a visita nas paróquias que acolhem esta ação. Os missionários e missionárias se colocaram à disposição dessa ação inspirados pelo “último colóquio de Jesus ressuscitado com os seus discípulos, antes de subir ao Céu, como se descreve nos Atos dos Apóstolos: “Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo (Atos 1, 8 – Mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial das Missões de 2022), para demonstrar a força do testemunho do Evangelho através do anúncio a todos quanto o senhor nos enviar.

A missão diocesana é realizada duas vezes ao ano: uma entre os meses de maio e junho e a outra em outubro.

A Comissão Diocesana para a Ação Missionária, é composta de dois padres diocesanos: Pe. Geraldo Alves da Silva (Pe. Geraldinho) que assessora a Dimensão para a Ação Missionária e o Pe. Juliano Grafanassi da Silva que assessora a IAM (Infância e Adolescência Missionária), de membros do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), COMIPA (Conselho Missionário Paroquial), IAM (Infância e Adolescência Missionária), coordenadores regionais e membros de paróquias com trabalhos em grupos de pequenas comunidades evangelizadoras.

A escolha da paróquia acontece de acordo com a abertura do pároco e das portas da paróquia para acolher a missão. Sua finalidade é conhecer a realidade e a necessidade paroquial ou de uma de suas comunidades, ajudar o pároco com o levantamento de algumas informações necessárias, proporcionar uma aproximação missionária junto às paróquias e suas realidades existenciais por meio do anúncio e da evangelização aos afastados de nossas comunidades e àqueles que ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Os missionários são pessoas dos mais diversos grupos: CEBs, Células, Encontros de Setor, Igreja nas casas, Círculos Bíblicos, agentes de Pastorais e Movimentos etc. que se disponibilizam para estar presentes em uma manhã definida previamente. Além dos missionários vindos de toda a diocese, a missão conta sempre com o auxílio de missionários da própria paróquia visitada (agentes de pastorais e movimentos).