Colombianos visitam São José
Ana Lúcia Zombardi | JE
A Diocese de São José dos Campos recebeu a visita de três colombianos, interessados em ficar na cidade durante a Semana Missionária, em 2013. Padre Carlos Iván Martínez Urrea, Idalba Giraldo e Liza Johana Lopez, da Arquidiocese de Bogotá, estiveram aqui nos dias 3 e 4 de julho e visitaram vários lugares na cidade. Eles são da Pastoral Universitária da Arquidiocese e responsáveis pela organização de um grupo de 600 peregrinos de quatro países latino-americanos e da Espanha.
O grupo foi recepcionado pelo padre Thiago Domiciano Dias, responsável pela organização da Semana Missionária na Diocese. Na terça-feira, 3, eles conheceram a Catedral São Dimas, onde rezaram na Capela do Santíssimo, e o Centro Diocesano de Pastoral, onde saborearam nossos deliciosos bolinhos caipiras. Walmir Alencar, do Ministério Adoração e Vida, os presenteou com a canção “Abraço de Pai”, cantada em espanhol. Walmir participou da acolhida aos colombianos, junto com Reinaldo Cursino, da Pastoral dos Estrangeiros, para ajudar nas conversas em espanhol. Também acompanharam a visita, Luana Molina, coordenadora do setor de voluntários e Ana Lúcia Zombardi, do setor de comunicação da Semana Missionária.
Na quarta-feira, 4, os colombianos passearam, pela manhã, por São José dos Campos e visitaram o seminário diocesano, a orla do Banhado, a Igreja Matriz São José e o Mercado Municipal. Eles ficaram encantados com a cidade e com a acolhida.
O sacerdote colombiano escolheu a Diocese de São José dos Campos através de uma pesquisa na internet. “Procurei uma diocese no eixo Rio-São Paulo, e ao entrar no site de vocês, me deparei com uma Igreja viva, dinâmica, com uma pastoral ativa e organizada e realmente estou vendo que é uma bela diocese”, comentou ele. Mas a primeira resposta dada pelo Padre Carlos foi que o “Espírito Santo os guiou”, pois rezou muito para Deus auxiliar na escolha. “Esta é a única diocese que iremos visitar”, contou ele.
“A cidade é muito bonita, organizada e têm o contraste de ser um centro de tecnologia e estar próxima de muitas belezas naturais”, disse Idalba. E revelou ter gostado muito das paisagens de São Francisco Xavier, vistas na internet.
O grupo ficou hospedado na casa paroquial da paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde padre Thiago é pároco. Foi uma visita rápida, porém muito produtiva, que irá auxiliar na organização da Semana Missionária. Antes de partir, padre Carlos conversou bastante com Padre Thiago sobre os detalhes da Semana Missionária. Ao meio-dia de quarta-feira, eles partiram para o Rio de Janeiro, onde foram conhecer o COL (Comitê Organizador Local) e os locais dos eventos com o Papa Bento XVI,
Padre Carlos já participou de seis jornadas e agora vai para a JMJ no Rio de Janeiro com 600 jovens vindos da Colômbia, Venezuela, Panamá, Nicaraguá e Espanha. Segundo ele, 70% dos jovens que virão têm entre 15 e 22 anos e aproximadamente 50% são homens e 50% são mulheres.