CNBB se despede de Dom Geraldo Majella Agnelo: as manifestações de pesar e gratidão da Igreja no Brasil e do Papa Francisco

Bispos de diversas regiões do Brasil uniram-se em preces e gratidão na despedida do cardeal Geraldo Majella Agnelo, falecido no último sábado, 26 de agosto. Arquidioceses e dioceses brasileiras e também os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestaram seu pesar pela Páscoa do arcebispo emérito de Salvador.

Da terra natal de dom Geraldo, o arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antônio Moreira, escreveu o texto  “Dom Geraldo: juiz-forano que honrou a Igreja”. Em suas palavras, recordou que o cardeal “teve uma longa e importante folha de serviços à Igreja no Brasil, na América Latina e em Roma”. Ele pediu que o cardeal interceda, “na Casa eterna do Pai, pela nossa Arquidiocese, onde Deus o chamou à vida e à vocação sacerdotal para servir tão bem à Igreja”.

Da arquidiocese de São Paulo (SP), onde foi ordenado presbítero, o arcebispo metropolitano, cardeal Odilo Pedro Scherer, destacou que “quem teve a oportunidade de conhecer e conviver de perto com Dom Geraldo conheceu sua afabilidade e bondade e a capacidade de criar laços de amizade e comunhão entre as pessoas. Por onde passou, deixou amigos que lhe queriam muito bem”.

Dom Odilo também destacou o zelo pela Liturgia, pela boa formação dos sacerdotes e do povo católico e pela irrestrita fidelidade ao Papa e à Igreja.

“A Arquidiocese de São Paulo oferece suas orações e súplicas pelo Cardeal Geraldo Majella Agnelo, pedindo a Deus que conceda o prêmio da vida eterna a esse seu bom e fiel servidor”.

Na arquidiocese da Paraíba, uma nota de pesar divulgada lembrou o “papel fundamental na formação e orientação espiritual de Dom Delson”, arcebispo metropolitano, que recebeu das mãos do cardeal a ordenação episcopal, em 5 de julho de 2006.

“Enquanto Bispo, sua dedicação à fé e ao serviço pastoral é um exemplo a ser seguido por todos nós”, lê-se no texto.

Da arquidiocese de Brasília, a mensagem assinada pelo arcebispo metropolitano, cardeal Paulo Cezar Costa recorda, “com profunda gratidão”, a dedicação do cardeal nas diversas funções, mas com destaque à atuação “na gênese da Pastoral da Criança, junto com diversos colaboradores, que se difundiu por grande número de dioceses no país e fora dele, e que tanto bem tem feito aos pequenos”.

Os Regionais Leste 1 e Nordeste 1 da CNBB também manifestaram-se:

“A Igreja no Brasil guarda uma recordação agradecida de Dom Geraldo. Ao longo de sua existência, procurou servir o Senhor e os irmãos e irmãs como Pastor discreto, colocando à disposição de todos sua fé, sua caridade e sua humanidade rica de tantos dons”, escreveu o bispo de Nova Iguaçu (RJ) e presidente do Regional Leste 1, dom Gilson Andrade da Silva. Leia na íntegra

Do Regional Nordeste 1, os bispos “louvam e agradecem a Deus por este irmão que entregou a vida pela Igreja, pastoreou com muita simplicidade, serenidade e altivez. Reluziu em sua alma e em seu coração a hombridade”. Leia na íntegra

Papa Francisco: Dom Geraldo Majella Agnelo dedicou serviço à Santa Mãe Igreja “Sempre pautado pelo zelo apostólico”

Foi com profunda dor que o Papa Francisco recebeu a notícia do falecimento do cardeal Geraldo Majella Agnelo, ocorrida no sábado, 26 de agosto, aos 89 anos de idade, em Londrina (PR). Em telegrama dirigido ao arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha, o pontífice expressou suas condolências e assegurou sufrágios elevados ao Senhor “pelo eterno repouso do venerável prelado”.

Escreveu o Papa:

“Tendo recebido com profundo pesar a notícia do falecimento do eminentíssimo cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito dessa Sé primada, quero assegurar-lhe dos sufrágios que elevo ao Altíssimo pelo eterno descanso do venerável prelado. Minhas preces são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu dedicado serviço à Santa Mãe Igreja, sempre pautado pelo zelo apostólico, nas diversas missões que lhe foram confiadas como bispo de Toledo, arcebispo de Londrina, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e, finalmente, arcebispo primaz do Brasil e presidente da Conferência Episcopal. Como penhor de consolação e de esperança na vida eterna, envio a vossa eminência e a todos os que se unem em oração pelo eterno descanso de dom Geraldo Majella, a bênção apostólica.”