CNBB promove encontro com os padres que evangelizam no ambiente digital
Um grupo de 17 padres que evangelizam nas redes sociais encontra-se na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, dias 29 e 30 de outubro, para o “Encontro com os padres que evangelizam no Ambiente Digital” promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.
Representando o bispo que preside a Comissão de Comunicação, o bispo de Guarapuava (PR), dom Amilton Manoel da Silva, acolheu os participantes e apresentou os objetivos do encontro: “É uma alegria muito grande acolher a todos vocês. Esta tarde e amanhã estaremos aqui unidos. História que começou há uma década e que está sendo retomada com novo vigor. É um momento histórico, de uma aproximação maior, momento de conhecimento e partilha. Nossas experiências só têm a contribuir para toda a Igreja no Brasil. A casa é nossa, sintam-se bem”, disse.
Memória dos encontros
O padre Joazinho, scj, fez a memória dos encontros anteriores com a motivação de que “é bom fazer a memória porque quem faz memória refaz a história. Este encontro tem sido encarado como um exercício de sinodalidade às portas do Jubileu da Esperança”, disse.
De acordo com o presbítero, a caminhada de articulação com esse grupo começou ainda em 2015 com um encontro presencial no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), com o objetivo de refletir sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Contudo, o início da aproximação se deu com os padres cantores e midiáticos. “Em 2019, com dom Joaquim Mol à frente da Comissão de Comunicação, a CNBB continuou reunindo os padres cantores”, relembrou.
Padre Joazinho ressaltou que os padres que evangelizam nos ambientes digitais se tornaram um fenômeno recente e que o próprio Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil foi reformulado para conseguir aproximar-se deste conjunto de padres que são missionários nas redes sociais.
Missão e organização da CNBB
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, apresentou aos padres a organização da Igreja no Brasil, da CNBB e sua a evolução enquanto conferência desde a sua criação em 1952, o papel de seus órgãos constitutivos e orgonagrama. “A proposta é ter uma visão geral de nossa organização”, disse.
Dom Ricardo pontuou que a cada quatro anos, acontece uma eleição de uma nova presidência e fez um detalhamento dos números da organização da CNBB, seus 19 regionais com os seus presidentes e secretários executivos, as 280 circunscrições eclesiásticas do Brasil, o número de 486 bispos, sendo 169 eméritos, seus órgãos constitutivos, campanhas, comissões permanentes e especiais, secretariado geral, organizações vinculadas, entre outras.
O grupo também fez uma reflexão sobre as Campanhas organizadas pela CNBB, após a apresentação pelo coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, do sentido e da prestação de contas das Campanhas da Fraternidade e Evangelização.
Programação do encontro
O encontro segue até às 18h, deste dia 29, com uma reflexão sobre a unidade na pluralidade. O núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquatro, aprofundará com os padres o tema da missão no ambiente digital.
O encontro, continua na quarta-feira, quando haverá momentos para que os padres partilhem como vivenciam seu ministério e ação missionária nos ambientes digitais. A Comissão de Comunicação discutirá com os padres os próximos passos, o nome do grupo e a agenda 2025.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.