Palavra do Pastor › 12/11/2012

Campanha de Evangelização

A Campanha para a Evangelização foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1998. O primeiro objetivo desta Campanha é despertar todos os católicos para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil.

A questão do sustento do culto, das atividades religiosas e da responsabilidade comunitária na satisfação destas necessidades sempre estiveram presentes na história do povo de Israel e da Igreja, nas Sagradas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento, encontramos textos referentes a isso (Ex 38, 24; Lv 22, 29; Nm 18, 20-21; Lc 21, 1-4; Mt 17, 24-27; At 4, 32.34; 1Cor 16, 1-2; 1Ts 5, 12) Estes textos, sobretudo os do Novo Testamento, mostram que a obra da evangelização e o trabalho da Igreja, desde o inicio, contaram com o apoio espiritual e material de todos os batizados.

A Campanha para a Evangelização começa na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, neste ano em 25 de novembro, e vai até o 3º Domingo do Advento, 16 de Dezembro, quando acontece em todas as comunidades a coleta nacional da Campanha para a Evangelização. O resultado desta coleta tem a seguinte destinação: 45% fica na Diocese; 20% vai para o Regional Sul 1; 35% vai para a CNBB nacional. Neste ano, os 45% da Diocese será destinado para custear as despesas com Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude 2013; nesta Semana Missionária nossa Diocese estará acolhendo 2.000 jovens peregrinos estrangeiros.

A Campanha para a Evangelização conta com um texto-base, que neste ano tem como lema: “Eu vi e dou testemunho: Ele é o Filho de Deus” (Jo 1, 34). O texto começa chamando a atenção para o ano litúrgico e, nele, para o Advento e Natal. O tempo do Advento é dedicado à espera, com características de preparação, em duas dimensões: preparação para o Natal e espera da segunda vinda de Cristo. Considera todo o mistério da vinda do Senhor na história até a sua conclusão. Vemos o Deus da história que vem para a salvação do mundo em Jesus. Este tempo convida o cristão a viver algumas atitudes essenciais à expressão evangélica da vida: espera vigilante e jubilosa, a esperança e a conversão.

A celebração do Natal é a celebração do mistério da Encarnação do Verbo e sua habitação em nosso meio. A Encarnação é o evento e a verdade de fé cristã fundamental que, em certo sentido, inclui todas as outras. Celebrar verdadeiramente o Natal significa encontrar-se com Jesus e viver todas as consequências desse encontro.

O encontro pessoal com Jesus no Natal necessariamente exige de nós conversão, conforme ensina o Documento de Aparecida: “Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê n’Ele pela ação do Espírito Santo, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida” (DAp 278b).

Depois o texto-base nos recorda que o Natal nos mostra quem seguimos. É do Verbo Encarnado que somos discípulos e missionários, portanto o tempo do Advento deve ser uma oportunidade para a reflexão sobre nossa condição de discípulos missionários de Jesus. Recorda-nos também a nossa participação ativa na obra evangelizadora da Igreja. Diz o texto: “A Campanha para a Evangelização procura despertar em todos os cristãos a consciência de que, unidos a Cristo pela graça batismal, participam da missão evangelizadora da Igreja. Este trabalho de conscientização procura motivar todos os fiéis para a participação ativa na missão evangelizadora da Igreja através de três caminhos: o testemunho, as ações pastorais específicas e a garantia de recursos materiais para o trabalho evangelizador”.

Vivamos intensamente esta Campanha para a Evangelização e colaboremos, também materialmente, com a ação evangelizadora da Igreja em todo o Brasil, participando da coleta nacional, no dia 16 de dezembro, 3º domingo do Advento.

Dom Moacir Silva

Confira o vídeo de divulgação da Campanha 2012.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=q0kTEWATEWk’]