Notícias da Diocese › 05/11/2012

Assembleia das Igrejas reflete sobre Juventude e Fé

Da Redação | Jornal Expressão

Aconteceu, de 19 a 21 de outubro, a 34ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul I, ou seja, das Dioceses do Estado de São Paulo, que refletiu sobre Juventude e Fé.

Representando a Diocese de São José dos Campos, participaram D. Moacir Silva, Pe. Edinei  Evaldo Batista, Éverton Melo Félix e Marcos Vinícius Nogueira.

O primeiro dia da Assembleia foi dedicado à reflexão sobre a Fé, através de uma palestra com o Pe. Mário de França Miranda, falando sobre a crise de fé e do painel apresentado por três bispos no qual foram considerados os temas: Fundamentos da fé, o Ato de fé e o Credo.

O segundo dia se iniciou com a palestra do Pe. Antonio Prado, que expôs a realidade da juventude em nosso tempo, com seus valores e desafios. Esta reflexão foi seguida de um painel com dois bispos e um padre, que tratou dos temas: Juventude e iniciação à fé, Juventude: experiência religiosa e eclesial e Mistagogia

No período seguinte houve uma apresentação de testemunhos de jovens relatando sua experiência de fé nas mais diversas situações e segmentos de Igreja. A beleza e a profundidade desse momento fez com que alguns dissessem que “os jovens roubaram a cena”.

Houve também uma apresentação da Campanha da Fraternidade 2013, que será sobre Fraternidade e Juventude, com o lema “Eis-me aqui. Envia-me”.

O último período da Assembleia serviu para a apresentação de propostas, de ação para todas as dioceses do Regional Sul I, feita por todos os participantes em trabalhos de grupos.

Intercalando momentos de reflexão com momentos celebrativos, a Assembleia das Igrejas foi, mais uma vez, ocasião de convivência, partilha e impulso pastoral e missionário, cujos reflexos e frutos dever-se-ão verificar nas dioceses, paróquias, pastorais, movimentos e organismos.