Artigos › 08/02/2013

As lições que aprendemos com os outros

Editorial | JE Fev2012

Uma pessoa me disse que vai desfilar numa escola de samba e que para isso foi submetida a uma avaliação criteriosa e, uma vez aprovada, deverá frequentar alguns ensaios.

Por aí se pode ver que o carnaval, embora seja uma atividade de descontração e diversão, que não influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, é algo que pede competência e responsabilidade.

Nos desfiles percebemos, de fato, o quanto as pessoas se dedicam para fazer bem feito o que se propuseram e quanto profissionalismo a qualidade desta atividade comunica.

É louvável que uma atividade lúdica também se faça com qualidade e profissionalismo. Emociona ver a paixão com que muitas pessoas defendem o nome de sua escola, chegando até ao exagero. Mas, por que os cristãos, cuja mensagem é salvífica e transforma vidas em profundidade, não se dedicam à sua missão com a mesma dedicação e com o mesmo profissionalismo? Dentre as muitas respostas possíveis e válidas, a mais contundente parece ser a de que “não acreditam no que pregam”.

Para ser cristão verdadeiro não é preciso chegar ao fanatismo, mas é necessário haver convicção. Os cristãos não precisam ser melhores que as outras pessoas, mas devem ter competência acerca aquilo que lhes pertence.

Nunca se deve partir para a violência, mas é urgente que haja firmeza nos posicionamentos exigidos pela fé, por eles morrendo se necessário for. O Ano da Fé, que estamos vivendo, se propõe despertar as pessoas para a seriedade, a competência e o “profissionalismo” com que a fé deve ser vivida e anunciada.

O Império Romano teve medo dos cristãos não somente por causa de sua quantidade, mas, sobretudo porque seu modo de vida gerava um mundo com valores e critérios novos.

Há alguém que, hoje, tema os cristãos?

Em muitos lugares eles continuam sendo maioria, mas seu modo de vida já não assusta ninguém porque não tem a qualidade exigida pelo Evangelho.

Embora não haja solução para todos os problemas de nosso tempo, as lições que aprendemos com os outros podem fazer surgir em nós respostas criativas para muitos desses problemas.

Viver a fé com competência e qualidade pode ser um bom começo.

padre_edinei

Pe. Edinei Evaldo Batista