Notícias da Diocese › 26/09/2022

Animação Bíblico-Catequética promove o Encontro Diocesano de Catequistas

A Animação Bíblico-Catequética promoveu na tarde do dia 24 de setembro, o Encontro Diocesano de Catequistas, no Centro de Evangelização da Paróquia Coração de Jesus.  O tema central foi: “A Vocação Missionária do Catequista”. O Pe. João Alves, pároco da paróquia que sediou o evento, foi quem conduziu a palestra da tarde e o momento encerrou com a Missa das 18h, presidida pelo Pe. Éverton Machado dos Santos, assessor diocesano para a Animação Bíblico-Catequética da Diocese e pároco da Paróquia São João Batista em Jacareí.

Dom Cesar, por conta da Visita AD Limina que aconteceu no mesmo período, não pode estar presente no encontro, mas deixou sua mensagem através de um vídeo.

Em sua mensagem destacou sobre o Ministério de Catequista: “O Papa Francisco instituiu o Ministério de Catequista, e assim escreveu o na Carta Apostólica em forma de motu próprio: “Desde os seus primórdios, a comunidade cristã conheceu uma forma difusa de ministerialidade, concretizada no serviço de homens e mulheres que, obedientes à ação do Espírito Santo, dedicaram a sua vida à edificação da Igreja”. Veja o quão importante o seu serviço é para a Igreja Católica, que o santo padre quis valorizar ainda mais o trabalho de cada um de vocês e conceder este Ministério Laical. Esse tema foi trabalhado com muito ardor na Assembleia da CNBB que participei nos últimos dias. Aprovamos o subsídio com os critérios e itinerários para a instituição deste Ministério. E agora nossa Diocese irá se organizar de acordo com nossa realidade para respondermos à solicitação do Papa Francisco a a partir da Carta Apostólica Antiquum Ministerium”, afirmou Dom Cesar.

Encerrando sua vídeo-mensagem, o bispo diocesano afirmou que rezaria por cada catequista durante sua visita ao Santo Padre.

Confira algumas fotos do evento