Palavra do Pastor › 04/09/2013

Vacância, tempo de oração e comunhão

O período de vacância

O período em que uma diocese aguarda a nomeação do seu novo bispo pode ser um momento privilegiado de crescimento. Na verdade Deus deseja que todas as fases da nossa vida e da vida das nossas comunidades sejam vivenciadas como oportunidades de crescimento. Movido pelo seu infinito amor, Ele continuamente dispõe ao seu povo a abundância da sua graça.

No período de vacância de bispo numa diocese, pode se dar algo semelhante ao que acontece muitas vezes nas famílias. Quando o pai, a mãe ou ambos precisam se ausentar por um tempo, os filhos se unem mais e assumem melhor suas responsabilidades.

A nomeação de um novo bispo para uma diocese é sempre aguardada com expectativa. Há um intercâmbio de dons entre o pastor que chega, se inserindo na caminhada de sua Igreja e a diocese que o enriquece e é enriquecida com as experiências e os carismas do novo pastor. Neste sentido é importante que nesta fase de vacância se cultivem atitudes de pobreza e abertura para acolher o novo.

A eleição dos bispos

Na história da Igreja a eleição dos bispos, sucessores dos Apóstolos, assumiu formas variadas no modo de ser realizada. Atualmente ela se dá através de um longo e criterioso processo que se inicia na Nunciatura Apostólica, no respectivo País, depois é encaminhado para a Sagrada Congregação dos Bispos, no Vaticano, até chegar ao Papa que é aquele que tem a autoridade para nomear os bispos.

Neste processo se busca obter através de consultas, sob segredo pontifício, a opinião de muitas pessoas para se chegar ao máximo de informações pertinentes acerca dos candidatos. Isto demonstra o quanto a Igreja tem consciência da importância da nomeação dos bispos. Muitas pessoas investem muitos anos de suas vidas e ministérios na dedicação a este serviço eclesial.

Apelo à oração

Pela seriedade com que é desempenhado este serviço eclesial e por tudo aquilo que ele significa para a Igreja, não temos dúvidas de que o Espírito Santo assiste guiando este trabalho. Mas cremos que intensificando as orações, esta assistência se torna ainda mais fecunda, iluminando o futuro das Igrejas Particulares.

Neste sentido a oração dos membros da diocese vacante deve-se dar em duas direções básicas: primeiro pela própria Igreja Particular para que ela renove neste período a sua identidade, sanando suas feridas de divisão e se fortalecendo na vivência da comunhão. Depois por todas as fases do processo de nomeação do novo bispo, a fim de que a Igreja perscrute a vontade de Deus e escolha aquele que o Senhor deseja.

O exemplo da Igreja Primitiva

Nos Atos dos Apóstolos temos o exemplo da eleição de São Matias que sucedeu Judas Iscariotes no Colégio Apostólico (cf. At 1,15-26). O texto diz que os Apóstolos propuseram dois nomes e depois tiraram a sorte para saber qual o Senhor desejava para ocupar aquela função.  Num primeiro momento isto pode parecer uma forma muito simples de discernimento. De fato nesta fase os Apóstolos ainda não estavam maduros nos caminhos do Espírito, pois a ressurreição de Jesus tinha acontecido recentemente e o Pentecostes público ainda não tinha acontecido.

No entanto, analisando de forma mais profunda, vemos que os Apóstolos foram criteriosos na proposta dos nomes e buscaram em Deus a resposta última para a decisão a ser tomada. Primeiro, utilizando o bom senso, eles buscaram dois candidatos que tinham acompanhado Jesus no seu ministério desde o início (cf. At 1,21), depois imploraram a Deus que lhes esclarecesse qual dentre eles Ele desejava que assumissem o lugar de Judas: “Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos quais destes dois escolheste para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar” (At 1,24-25).

padre_djalma

Padre Djalma Lopes de Siqueira
Administrador Diocesano

[divider]

[box_dark]

Oração pela nomeação do novo Bispo de São José dos Campos

Ó Deus, Pastor supremo do rebanho, nós vos agradecemos por todos os benefícios que tens concedido à nossa diocese. Voltai, mais uma vez, o vosso olhar sobre nós, cumprindo a promessa de conceder ao vosso povo pastores conforme o vosso coração (cf. Jr 3,15).

Iluminai, pela ação do Espírito Santo, o processo de nomeação do nosso bispo, para que a Igreja, com sabedoria e discernimento, escolha aquele que Vós desejardes.

Aquele que for eleito, confiando na assistência do vosso Espírito, responda com disponibilidade ao chamado, a fim de desempenhar com dignidade o seu ministério pastoral.

A nós, diocesanos, concedei as virtudes da humildade e da obediência, para acolhermos bem aquele que ireis escolher. Assim, pastor e rebanho unidos pelo vínculo da caridade poderão se empenhar na edificação de uma Igreja viva e dinâmica.

Isso vos pedimos pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida e de São José, patrono de nossa diocese. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

[/box_dark]