Grupo de assessores da CNBB avaliam a trajetória das Comissões no quadriênio 2019-2023

Os assessores das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram nesta segunda-feira, 20 de março, virtualmente, para a última reunião ordinária do Grupo de Assessores (GA) deste quadriênio 2019-2023. O encontro antecede a última reunião do Conselho Permanente e a 60ª Assembleia Geral da CNBB que ocorrerá de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP) e elegerá a nova presidência da Conferência para o quadriênio 2023-2026.

Na abertura, o recém nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), monsenhor Juarez Bispo, fez uma reflexão e agradeceu ao grupo a parceria nos últimos 4 anos de trabalho em conjunto. Ele definiu o tempo de trabalho na como “uma escola”.

Em seguida, o grupo participou de um momento de espiritualidade quaresmal conduzido pela assessora da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Mariana Venâncio. A inspiração bíblica foi o caminho do deserto, narrado de Êxodo a Deuteronômio. “Refletimos sobre os exercícios que, ao longo do deserto, auxiliaram no processo de conversão do povo, especialmente a dádiva do Maná, em Ex 16”, disse Mariana.

Relatórios de transição

O GA dedicou-se também a motivar a consolidação dos trabalhos em andamento e à preparação de relatórios de atividades, em preparação à transição. Estes deverão ser entregues às novas presidências das comissões que serão eleitas também na 60ª Assembleia Geral da CNBB. O encontro contou com partilha sobre a preparação da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: Fraternidade e Amizade Social. Os assessores puderam refletir sobre os objetivos gerais e específicos que serão debatidos no seminário que será realizado dias 27 a 29 de março, em Brasília (DF), pelo Setor Campanhas da CNBB.

O assessor da Comissão Episcopal da Liturgia, padre Leonardo Pinheiro falou da alegria da aprovação da tradução brasileira da Terceira Edição Típica do Missal Romano pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano. O texto aprovado pela Santa Sé foi entregue em dezembro de 2022 ao Dicastério.

“Faço memória ao trabalho de muita gente, assessores, peritos, tradutores, bispos. Foi uma caminhada bem longa. Eu tive alegria participar dos últimos 5 anos e meio e acho que essa conquista é e será, sem dúvida alguma, importante para a Igreja do Brasil, não só para a Comissão de Liturgia”, destacou padre Leonardo.

Além disso, foi apresentado aos assessores a forma correta de aplicabilidade da nova marca CNBB nos documentos e todo material de divulgação das comissões; foi dado um informe sobre a Assembleia Regional do Cone Sul, da Etapa Continental do Sínodo, que aconteceu em Brasília e teve a conversa espiritual como um eixo norteador dos momentos de partilha sobre o documento que foi refletido sobre a síntese diocesana e os informes das atividades de algumas comissões.