Notícias da Diocese › 12/05/2022

Semana de Oração pela unidade Cristã 2022

Se já é bom e importante que os cristãos de diferentes Igrejas rezem uns pelos outros, é um testemunho fundamental e necessário no nosso mundo dividido, os cristãos orarem juntos, conforme o desejo de Jesus “que todos sejam um” (Jo. 17). É ocasião para uma experiência única de oração comum e convivência.

Estamos em fase de preparação da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022 e incentivamos nossas comunidades paroquiais a seguirem as orientações do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). A inspiração bíblica deste ano é a frase atribuída aos magos, em Mt 2,2: “Vimos o seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”.

As Orações foram preparadas pelo Conselho de Igrejas do Oriente Médio com sede no Líbano. As Igrejas do Oriente nos recordam que foi dali que os Apóstolos saíram para anunciar a Boa Nova da paz e da justiça (At 1,8). Ali, o Cristianismo produziu milhares de testemunhas cristãs e milhares de mártires inclusive nos dias atuais. As Igrejas do Oriente nos dão exemplos múltiplos de convívio e do diálogo com as outras religiões monoteístas, o Judaísmo e o Islamismo.

No Brasil, o subsídio de oração foi adaptado à nossa realidade pelo CONIC Agreste (Pernambuco), que nos oferece um caderno de celebrações com um único roteiro celebrativo e 4 reflexões:

1º dia – OLHAR PARA A ESTRELA, o astro-dom: “Vimos o seu astro no Oriente” (Mt 2,20);

2º dia – CAMINHAR, orientando-se pela luz da estrela (Mt 2,20);

3º dia – REVELAÇÃO, a Epifania de Deus: “A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele” (Mt 2,3);

4º dia – RETORNAR, o encontro com os irmãos e irmãs nos transforma: “Retiraram-se para a sua pátria por outro caminho” (Mt 2,12).

Com isso, somos incentivados a realizar “encontros ecumênicos” de oração na semana que antecede a Festa de Pentecostes para compartilhar experiências de fé e os carismas de nossas Igrejas, aprender a ter empatia e fortalecer os vínculos com nossos irmãos e irmãs de outras Igrejas. Como de costume Dom Cesar participará na Celebração de Abertura, dia 30 de maio.

As Paróquias podem, então, no período que vai de 29 de maio a 05 de junho, seguindo o subsídio do CONIC realizar: 1º Encontros Ecumênicos com as Igrejas Evangélicas do território paroquial; 2º Utilização do material nas celebrações próprias da comunidade, inserindo-o na liturgia; 3º Incentivo dos seus membros a rezarem, pessoalmente, pela “unidade” do Corpo de Cristo como dom do Espírito Santo.

Estude o material da SOUC, clicando AQUI

Confira nossa programação diocesana