Notícias da Diocese › 09/08/2021

Mês Vocacional na Diocese de São José dos Campos

O mês de agosto na Igreja no Brasil é tradicionalmente conhecido como o mês vocacional. Este tempo compreende dias dedicados à conscientização da importância da oração pelas vocações e também à motivação daqueles que ainda estão buscando e vivendo o discernimento acerca do chamado que Deus lhes faz.

Todos os leigos são também promotores vocacionais, para ajudar as crianças e os jovens a compreender o convite de Deus. Uma simples pergunta do tipo: “já pensou no chamado de Deus para sua vida?”, faz toda diferença na história de muitos jovens, pois com a agitação do dia a dia, muitos nem se quer param para refletir sobre sua própria existência.

Cartaz do mês Vocacional 2021

Para este ano o tema proposto para a reflexão no Mês Vocacional é “Cristo nos salva e nos envia” com o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). O cartaz ajuda-nos a compreender que o destaque é Jesus Cristo, que está no centro de nossa vida e missão. Seguindo seu exemplo, somos testemunhas do amor de Deus no mundo, guiados por seu Espírito de comunhão e pela sinodalidade vocacional. Jesus Cristo é o grande animador vocacional que desperta em nossos corações o dom vocacional oferecido pelo Pai.  Com o sopro do Espírito de Amor em nossas vidas, Jesus nos pede para testemunhar as maravilhas da boa nova vocacional ao mundo: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (cf. Jo 10,10). Ele, oferecendo seu coração ardente de amor, compadece-se das multidões cansadas e abatidas (cf. Mt 9,36). Suas chagas são marcas do seu testemunho de fidelidade e obediência ao projeto vocacional do Pai.

Na Diocese de São José dos Campos, além das atividades paroquiais, somos convidados a estar em comunhão com algumas propostas em âmbito diocesano.

Abertura do mês vocacional: No dia 31 de julho, às 17h, rezamos o Terço Vocacional pelos meios de comunicação da CNBB e Edições CNBB.

Subsídio de oração: Foi preparado pela coordenação diocesana da Pastoral Vocacional (PV) um material de oração. Ele está organizado em cinco encontros a serem realizados ao longo do mês. Você poderá rezá-lo com o grupo de agentes da PV de sua paróquia ou, se quiser, poderá baixa-lo clicando AQUI ou acessando o site de nossa diocese, e realiza-lo pessoalmente.

Vocation Day: Não poderia ficar de fora o evento vocacional que já virou tradição na Diocese. A grande festa das vocações esse ano acontecerá no domingo dia 29 de agosto, com o lema: “Eu vos CHAMO amigos” (Jo 15,15), convidamos toda a Igreja diocesana e, de maneira especial, os jovens, a aceitarem este chamado de nosso grande amigo Jesus, que nos pega pela mão para um novo começo da vida pastoral de nossa Igreja. A programação em breve será divulgada pelos meios de comunicação da Diocese e da Pastoral Vocacional.

Máscara personalizada: Como este acessório já virou parte de nosso cotidiano, serão vendidas máscaras personalizadas para celebrarmos a nossa vocação com a frase: “I Love My Vocation”. Cada uma sairá por R$ 5,00 e você poderá encomenda-las com os coordenadores da Pastoral Vocacional de sua paróquia ou no dia do Vocation Day.

Rezar e promover as vocações é tarefa diária de todos os cristãos e não somente no mês de agosto. Lembre-se de rezar também por sua vocação e tire um tempo com sua família e amigos para falar sobre o chamado de Deus em suas vidas. “Que o Mês Vocacional 2021 continue seu objetivo de irradiar o compromisso e o zelo da Igreja por todas as vocações, sempre conscientes de que não somos nós os detentores do convite vocacional, mas instrumentos do chamado de Jesus Cristo, autor e princípio da visibilidade vocacional trinitária”, exortou a Comissão Nacional da PV. Um abençoado e frutuoso mês vocacional a todas as comunidades diocesanas.