Notícias da Diocese › 30/07/2021

Eleitos os novos padres coordenadores diocesanos

Foram eleitos na reunião geral do clero, na manhã do dia 11 de maio, o novo coordenador diocesano de pastoral, coordenador da pastoral presbiteral e coordenadores de região pastoral.

Novo coordenador diocesano de pastoral

Pe. Cláudio César Costa assume a função de coordenador diocesano de pastoral, substituindo Pe. Rinaldo Roberto de Rezende, que desempenhou o trabalho nos últimos 3 anos. O Coordenador Diocesano de Pastoral tem a função de articular, organizar e agilizar a ação pastoral da Diocese.

Como Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Cláudio tem a função de organizar e coordenar as diversas reuniões que acontecem em âmbito diocesano, tais como reunião Geral do Clero, reunião do clero nas Regiões Pastorais, Conselho Diocesano de Pastoral, entre outras.

O seu trabalho maior é justamente de articular e dar vida às diversas pastorais e movimentos presentes na Diocese. Por isso, o Centro Diocesano de Pastoral é um local de encontro e de referência para os diversos coordenadores, onde constantemente vêm relatar ao Coordenador de Pastoral como está a caminhada, trazendo também as conquistas e os desafios inerentes à missão.

Novo coordenador da pastoral presbiteral

Pe. Ronildo Aparecido Rosa assume a coordenação da Pastoral Presbiteral que, até então, estava sob a coordenação de Pe. Messias Rochinski.

A Pastoral Presbiteral é a responsável por oferecer aos presbíteros as condições necessárias para a sua própria realização humana e vocacional, ajudando-os na missão de configurar-se a Cristo Bom Pastor inseridos no contexto social, junto ao povo. Abrange os presbíteros seculares e os presbíteros religiosos que atuam nas paróquias e fazem parte do presbitério diocesano. Tem também a tarefa de pensar e proporcionar momentos de formações, retiros e encontros.

Padres coordenadores das Regiões Pastorais.

Os novos coordenadores de cada região pastoral também foram eleitos. A organização da Diocese por Regiões Pastorais é para facilitar o trabalho pastoral. Cada uma é composta por um grupo de paróquias e coordenada por um sacerdote de uma das paróquias pertencentes àquela região. São eles:

Região Pastoral São José

Pe. Thiago Domiciano Dias

Região Pastoral Sant’Ana

Pe. Fábio Ferreira Costa

Região Pastoral São Judas Tadeu

Pe. Ademir Nunes Farias

Região Pastoral Santo Antônio

Pe. Vitor Mendes Santos

Região Pastoral São Paulo Apóstolo

Pe. Luciano Barbosa

Região Pastoral Nossa Senhora de Lourdes

Pe. Rogerio Felix Machado

Região Pastoral Nossa Senhora da Santíssima Trindade

Pe. Edi Carlos Pereira

Região Pastoral Imaculada Conceição

Pe. Eduardo Fraga e Silva

Nomeação do novo Conselho de Presbíteros

“O Conselho Presbiteral é constituído por um grupo de sacerdotes que, representam o presbitério, “cabendo-lhe, de acordo com o Direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de promover ao máximo o bem pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiada” (Cân. 495 § 1). “O Conselho Presbiteral concretiza a corresponsabilidade presbiteral que se fundamenta na própria ordenação sacerdotal (P.O.7)”. Este Conselho Presbiteral é constituído pelos seguintes membros: 6 (seis) em razão do oficio, ou seja, o Vigário Geral, o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Reitor da Residência Filosófica Padre Rodolfo, o Reitor do Seminário de Teologia Santa Teresinha, o Coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral e o Ecônomo Diocesano, 8 (oito) são eleitos pelas Regiões Pastorais e 1 (um) Representante Religioso. Sendo assim, são Membros do Conselho de Presbíteros, para o período de maio de 2021 a maio de 2024:

Pe. Djalma Lopes Siqueira, Vigário Geral e Reitor do Seminário Propedêutico;

Pe. Vicente Benedito Simões, Reitor do Seminário de Filosofia;

Pe. Edinei Evaldo Batista, Reitor do Seminário de Teologia;

Pe. Geraldo Magela dos Santos, Ecônomo;

Pe. Cláudio César Costa, Coordenador Diocesano de Pastoral;

Pe. Ronildo Aparecido da Rosa, Assessor da Pastoral Presbiteral;

Pe. José Luís Gouvêa, SCJRepresentante Religioso

Pe. Thiago Domiciano Dias, Região Pastoral São José;

Pe. Fábio Ferreira Costa, Região Pastoral Santana;

Pe. Ademir Nunes Farias, Região Pastoral São Judas Tadeu;

Pe. Vitor Mendes Santos, Região Pastoral Santo Antônio;

Pe. Rogério Felix Machado, Região Pastoral Nossa Senhora de Lourdes;

Pe. Edi Carlos Pereira, Região Pastoral Nossa Senhora da Santíssima Trindade;

Pe. Eduardo Fraga e Silva, Região Pastoral Imaculada Conceição;

Pe. Luciano Barbosa, Região Pastoral São Paulo Apóstolo.

Nomeação do novo Colégio de Consultores

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, Bispo Diocesano de São José dos Campos, no cumprimento de suas prerrogativas canônicas, nomeou, para fazerem parte do colégio de consultores da Diocese, os seguintes Presbíteros, participantes do Conselho de Presbíteros,  conforme  o Código de Direito Canônico que reza: “o Colégio dos Consultores é constituído por Presbíteros, em número não inferior a seis e não superior a doze, livremente escolhidos pelo Bispo Diocesano entre os membros do Conselho Presbiteral (cân. 502, § 1° e § 2º)”.

Na Diocese de São José dos Campos o Colégio de Consultores será formado por sete presbíteros, a saber:

Pe. Ademir Nunes Farias, Região Pastoral São Judas Tadeu;

Pe. Cláudio César Costa, Coordenador Diocesano de Pastoral;

Pe. Djalma Lopes Siqueira, Vigário Geral e Reitor do Seminário Propedêutico;

Pe. Edi Carlos Pereira, Região Pastoral Nossa Senhora da Santíssima Trindade;

Pe. Edinei Evaldo Batista, Reitor do Seminário de Teologia

Pe. Geraldo Magela dos Santos, Ecônomo e Moderador da Cúria Diocesana

Pe. Ronildo Aparecido da Rosa, Assessor da Pastoral Presbiteral.