Notícias da Diocese › 26/10/2020

Paróquia Espírito Santo realiza campanha solidária

Logo que começou a pandemia, e com ela a quarentena, iniciamos a campanha #PESSemFome: “Paróquia Espírito Santo sem fome”. O plano foi fruto de oração. Colocamos-nos diante de Deus e perguntamos: O que o Senhor quer de nós a partir de agora? Como podemos continuar o nosso testemunho cristão neste isolamento social? E Deus nos respondeu: “Sejam santos e não deixem ninguém passar fome”.

Partilhei com os leigos sobre o pedido de Deus para nossa comunidade. Todos, imediatamente, abraçaram a missão. Usamos as redes sociais da paróquia para a conscientização das pessoas e lançamos a campanha. Os paroquianos aderiram imediatamente. Por conta do isolamento social iniciamos a coleta de alimentos no sistema drive-thru. As pessoas deixavam doações de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal na portaria do estacionamento da paróquia. Um batalhão de pessoas da comunidade começou a se formar para esse serviço.

Nosso objetivo, no início, era atender às pessoas da paróquia. Falávamos, nas missas on-line, que as pessoas que estivessem passando necessidade podiam nos procurar. Nós estávamos prontos para ajudar. Então, por meio do telefone, das nossas redes sociais e dos leigos engajados na paróquia, tomávamos conhecimento dessas famílias e íamos até elas. Outras pessoas vinham diretamente até nós, na paróquia. Logo, muitas famílias de outras paróquias começaram a nos procurar e pediam alimentos. Com isso, vimos que Deus tinha um plano bem maior do que pensávamos.

A #PESSemFome cresceu e agora toda a cidade era atendida. As doações dos paroquianos vieram abundantemente e mais voluntários chegaram. Era uma turma que ficava todos os dias na portaria recebendo os alimentos. Outra que higienizava e guardava adequadamente as doações. Outra que montava a cestas e os kits de limpeza e de higiene. Outra que fazia a triagem das famílias e uma outra que levava os alimentos nas casas das pessoas. Mais de cem pessoas se envolveram no serviço.

Depois, decidimos realizar uma coleta paroquial, todo segundo domingo de cada mês. É uma espécie de campanha do quilo, porém, com uma estrutura que envolve toda a paróquia. Nessa iniciativa entram os vários moto clubes da nossa cidade que se prontificaram em nos ajudar. No dia da arrecadação, sempre de manhã, eles vêm e percorrem todas as ruas da paróquia, juntamente com um grupo de apoio, e recolhem os alimentos. Todos os moradores, já avisados, ajudam. É uma festa da caridade! Dia de muita emoção.

E os voluntários cuidam de tudo. Já realizamos cinco coletas, desde maio. No dia 29 de setembro, atingimos a marca de 100 toneladas de alimentos arrecadados e já distribuídos em todas as regiões da cidade. Isso significa que 5.000 cestas já foram entregues. Além disso, já recebemos e distribuímos milhares de fraldas, infantis e geriátricas, mais de três toneladas de roupas e cobertores, muitos remédios, botijões de gás, etc. Ganhamos e já emprestamos cadeiras de rodas, de banho, muletas, cama de hospital e colchões. Recebemos tudo de quem pode doar e entregamos para quem precisa receber. Estamos vivenciando, como nunca, a experiência das primeiras comunidades cristãs: “todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum. Não havia entre eles necessitado algum” (At 2,44; 4,34).

Obrigado a todos que nos ajudam, doadores e voluntários. Peço que continuem partilhando o que são e o que têm. Não economizem em bondade e generosidade.  Ajudando os outros serem felizes, seremos também. Pense nisso. Abraço e benção para todos.

Padre Rogerio Felix Machado
Pároco da Paróquia Espírito Santo