Notícias da Diocese › 12/09/2023

2ª Conferência Municipal da Cultura da Paz

O Conselho Municipal da Cultura da Paz (CMCPAZ), como fomentador de políticas públicas, tem como atribuição sensibilizar e conscientizar a população do município sobre a importância da Cultura da Paz na construção da cidadania.

Composto pelo poder público e pela sociedade civil (ONG’s, tradições religiosas, OAB, representantes do ensino superior e por movimentos sociais de cultura de paz), o CMCPAZ realizará 2ª Conferência Municipal da Cultura da Paz nos dias 27 e 28 de setembro, das 8h às 17h.

O objetivo será discutir e desenvolver políticas públicas que propiciem e motivem as pessoas a buscarem uma forma diferente de vida, através da prática da cultura de Paz e convivência harmoniosa entre as pessoas e o meio ambiente.

A importância da participação dos cristãos católicos está no fato da paz ser inerente à nossa Igreja bem como pela necessidade do comprometimento e contribuição credível à vida na cidade – pessoal e coletivamente – à luz da Sagrada Escritura, pois responsabilidade eclesiais e responsabilidades políticas são, de todo modo, indissociáveis. É de “todas as coisas” que é preciso querer que sejam “novas” (cf. Ap 21,5).

A Diocese de São José dos Campos faz parte do CMCPAZ e é representada pela Profª Maria Inêz de Lima Mortl. Na Oficina Religiões, que acontecerá no dia 27 de setembro, às 14h, junto às tradições religiosas, a Igreja Católica será representada pelo Pe. Sebastião Cesar Barbosa, Assessor Diocesano do Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso.

A programação inicia pela manhã, às 08h, com credenciamento e acolhida. Logo em seguida, às 09h, iniciam as palestras, no dia 27 de setembro com o tema: “Educação, Cultura de Paz e Valores Humanos”, tendo como palestrantes: Rodrigo Ruschel e Mara Novelo-Pandavas e no dia 28 de setembro com o tema: “Cultura de Paz nas Políticas Públicas”, com Dr. Eduardo Guariglia e Sânmia Tajra.

Após as palestras, haverá mesa redonda e solicitação ao público de encaminhamentos e sugestões de aplicação de ações de políticas públicas para cada eixo. No período da tarde haverá oficinas, o que proporcionará ao público uma vivência maior nos diversos temas propostos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma do Sympla clicando AQUI, pelo site da Prefeitura ou pelas mídias sociais.

O check-in será feito na entrada do evento por app no celular. Leve sua inscrição.

Local: CEFE (Centro de Formação do Educador) – Teatro – Parque da Cidade

Av. Olivo Gomes, 250 – Santana – São José dos Campos, SP.