Notícias da Diocese › 19/10/2020

Associação Nossa Casa de Acolhida lança Casa Virtual

A Associação Nossa Casa de Acolhida nasceu em 04 de setembro de 1994 com a missão de promover a dignidade das pessoas que vivem com HIV/Aids e seus familiares.

Neste ano de 2020, em decorrência da pandemia do COVID-19, foi necessária a adaptação à nova realidade, respeitando o isolamento social, pois as atividades presenciais foram suspensas por tempo indeterminado. Assim sendo, nasceu a Casa Virtual, que foi inaugurada no aniversário de 26 anos da Associação.

Foi elaborado um plano emergencial com ações alternativas, ampliada a meta para atender às pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente aquelas soropositivas e seus familiares ou ainda as pessoas que delas cuidam, porém de forma virtual, com ações mensais, tais como: 40 oficinas, 4 reuniões socioeducativas, 4 palestras e atendimento socioassistencial (presencial).

“A Casa Virtual tem sido a forma que encontramos de nos cuidar sem abandonar os usuários dos serviços da Casa de Acolhida. Todas as nossas atividades presenciais permanecem acontecendo, porém em um novo formato, o virtual”, afirmou Alex Prado, diretor da Associação.

Os vídeos são gravados pelos professores, palestrantes e voluntários, em suas casas ou no estúdio da instituição, e são editados na própria instituição. Para a garantia de acesso dos usuários os vídeos são publicados nas redes sociais e enviados no WhatsApp particular de cada usuário.

Hoje existe a oficina de artesanato, que já acontecia presencialmente, e continua acontecendo de forma virtual, para a qual os alunos recebem os materiais em sua residência, semanalmente, por meio de um motoboy. Logo após é enviado a vídeo aula para utilização do mesmo. Após a confecção do artesanato em questão, cada aluno manda as fotos dos trabalhos realizados para Casa de Acolhida.

Assim, os usuários da casa são alcançados mesmo em suas residências, com informações, orientações e entretenimento, colaborando com a autoestima de cada um deles.

O atendimento da Assistente Social e do Advogado permanece presencial, porém somente com horário marcado pelo telefone ou WhatsApp (12) 3941-4767.

“É tempo de nos reinventar buscando velhos caminhos com novas ferramentas. A nossa fé nos dá a certeza de que tudo isso vai passar e sairemos mais fortes para continuar a cumprir a missão a nós confiada por Deus”, afirma Tamiris Moreira, funcionária da associação.