Notícias da Diocese › 12/10/2020

Casa de Assis continua sua missão

Durante essa pandemia a fraternidade tem acolhido toda sorte de pessoas necessitadas, não somente moradores de rua, mas também todos que sofreram as consequências impactantes da Covid-19.

A crise de desemprego levou muitas pessoas a caírem em situação de rua ou se encontrarem desabastecidos de alimentação e recursos básicos em suas casas, o que os levou a buscar a Casa de Assis.

Desde o início da quarentena as casas tiveram que se adaptar a essa realidade sem deixar os pobres desamparados em suas necessidades básicas como alimentação, vestuário e abrigo.

A casa central, localizada no bairro Jardim Paulista, em São José dos Campos, têm atendido uma média de 200 pessoas a cada refeição, sendo elas café da manhã, almoço e janta. Este atendimento é feito no portão da casa, com os devidos procedimentos, recomendados pelas autoridades governamentais, preventivos contra a Covid-19. Os irmãos fazem uso de álcool gel, máscaras, viseiras, jaleco, toucas e luvas, disciplinando os atendidos com relação aos devidos cuidados como uso de máscara, o distanciamento social, etc.

Durante o inverno, nos meses de maio a agosto, foi realizada a pastoral de inverno, com distribuição de cobertores, pães com manteiga e café quente, nas ruas de São José dos Campos, seguindo os mesmos protocolos sanitários. Foram distribuídos em média 20 a 30 cobertores a cada madrugada, pois os moradores de rua sofriam pela dificuldade de terem os seus cobertores confiscados durante o inverno por autoridades públicas.

As pessoas que têm interesse em ser acolhidas em nossa casa devem passar por um procedimento de quarentena, na casa do bairro Jardim Paulista, em São José dos Campos, por 15 dias. Em seguida, serão encaminhadas para as demais casas de moradia, inclusive, em outros municípios.

Devido à quarentena os irmãos estão impedidos de pedir esmolas e doações nas ruas, o que levou a fraternidade a enfrentar uma dificuldade financeira muito grande e sofrer por falta de recursos necessários para fazer a manutenção das casas e providenciar recursos necessários para o atendimento aos pobres.

A Casa de Assis pede a sua ajuda nesse momento difícil que estamos vivendo. Entre em contato com os irmãos pelo telefone (12) 3911-4099 ou (12) 99704-6027 e fique por dentro das necessidades da Fraternidade. Paz e Bem!