Notícias da Diocese › 18/09/2020

Diáconos Permanentes: Guardiões do serviço na Igreja

“Nossa Diocese, desde seu início, contou com o ministério dos Diáconos Permanentes e promoveu a vocação dos mesmos, criando a Escola Diaconal. Hoje seria impensável a nossa caminhada eclesial sem a presença dos Diáconos Permanentes”. Estas palavras, que se encontram no parágrafo 68 do Documento Conclusivo do Sínodo Diocesano, evidenciam a riqueza que o ministério diaconal é para a Diocese de São José dos Campos, que destaca-se como uma das dioceses que mais ordena diáconos permanentes, no Brasil.

Em seus 39 anos, a Diocese de São José dos Campos ordenou 116 diáconos permanentes, dentre os quais 17 já faleceram.

Atualmente, a Diocese conta com 104 diáconos permanentes.

Em 1981 a Diocese teve início com sete diáconos permanentes, ordenados na Diocese de Taubaté, que atuavam em poucas paróquias.

Os sete primeiros diáconos da Diocese

• Diác. Hugo Urbano de Souza (Paróquia N. Sra. Santíssima Trindade)
  • Diác. Ismael Pamplona (Paróquia São Benedito – Alto da Ponte)
  • Diác. Mauri Guardia de Souza (Paróquia Imaculada Conceição – Jacareí)

Já falecidos:

• Diác. Ademar Pedro Mesquita (Paróquia N. Sra. Santíssima Trindade)
  • Diác. Antônio Coelho Stipp (Paróquia Matriz de São José)
  • Diác. José Magalhães Rabelo (Paróquia Sagrada Família)
  • Diác. Sylvio de Barros Bindão (Paróquia São Dimas)

A primeira ordenação de diáconos permanentes, na Diocese de São José dos Campos, aconteceu no dia 1º de maio de 1986, na celebração dos cinco anos da Diocese. Foi no Ginásio Lineu de Moura (Associação Esportiva São José). Foram ordenados 12 diáconos permanentes, dos quais 7 já faleceram.

Os primeiros diáconos ordenados pela Diocese de São José dos Campos

• Diác. Hamilton Simões de Souza (Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus)
  • Diác. José Antonio Monteiro de Carvalho (Zico) (Paróquia Sant’Ana)
  • Diác. Maurício Barbosa Lima (Paróquia Coração de Jesus)
  • Diác. Orival de Souza Titico (Paróquia São João Batista)
  • Diác. Otílio Raimundo de Souza (Paróquia São João Batista)

Já falecidos:

• Diác. Djalma Celidônio de Melo (Paróquia Matriz de São José)
  • Diác. Joel da Mata Nascimento (Paróquia São Silvestre)
  • Diác. José Arantes Lima (Paróquia Coração de Jesus)
  • Diác. Joseph H. Eloi Gaillardetz (Paróquia Imaculada Conceição – Jacareí)
  • Diác. Josué Camargo Lima (Catedral São Dimas)
  • Diác. Jurandyr Nogueira da Silva (Catedral São Dimas)
  • Diác. Wilson Cunha (Paróquia Matriz de São José)

Na segunda turma de diáconos permanentes foram ordenados 11 candidatos, que tinham sido formados junto com os candidatos da 1ª turma. Destes, cinco já são falecidos.

Em 1999 aconteceu a ordenação da 3ª turma, que trouxe 27 novos diáconos para a Diocese, dos quais, quatro já faleceram

No ano de 2011 foi ordenada uma turma de 48 novos diáconos, dos quais 02 já faleceram.

Em sua trajetória histórica, na Diocese de São José dos Campos aconteceram outras ordenações diaconais de candidatos remanescentes das quatro turmas que foram formadas para esse objetivo.

A Diocese conta ainda com alguns diáconos ordenados em outras dioceses, que vieram morar em seu território e passaram a exercer seu ministério aqui. Alguns já faleceram e outros ainda estão na ativa.

Um exemplo destes é o Diác. Rubens Dantas, que foi ordenado na Diocese de Botucatu e há muitos anos mora e atua na Paróquia Espírito Santo. Incansável em seu amor pelo Apostolado da Oração, esteve à frente desse movimento, como seu diretor espiritual, por muitos anos. Próximo de completar 100 anos de vida, ainda se mostra fervoroso no exercício de seu ministério.

Formação atual de novos diáconos permanentes

A Escola Diaconal “Maria, Mãe da Igreja” foi reaberta no ano de 2018, com um período denominado Propedêutico, que durou até o final deste ano. Essa fase consistiu em encontros diocesanos e por Região Pastoral, dos candidatos indicados pelos párocos, juntamente com suas esposas. Em 2019 iniciaram-se as aulas em duas noites por semana, com 76 candidatos. Atualmente está com 65, porém, devido à pandemia da COVID-19, as aulas estão suspensas desde março de 2020, sem previsão de retorno.