Notícias da Diocese › 29/07/2020

Após 4 meses, a Diocese de São José irá retomar as Missas presenciais

Após 4 meses sem a presença física dos fiéis na celebração da Missa, Dom Cesar, Bispo Diocesano de São José dos Campos, prosseguindo a implementação do Plano diocesano de retomada das atividades sacramentais e pastorais, tendo ouvido o Conselho Presbiteral, em reunião no dia 14 de julho de 2020 e o parecer da Assembléia dos Presbíteros em 24 de julho de 2020, determinou a execução da 2ª fase, através do DECRETO 027/2020.

No qual a partir do dia 15 de agosto de 2020 (Solenidade da Assunção de Nossa Senhora) ficam autorizadas as celebrações da Santa Missa com a participação do povo, de acordo com as normas sanitárias e governamentais e as orientações do PROTOCOLO DIOCESANO PARA AS CELEBRAÇÕES DOS SACRAMENTOS COM PARTICIPAÇÃO DOS FIEIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Não se trata de uma volta a vida pastoral de forma tradicional, mas é uma reabertura com muita prudência e responsabilidade. Os padres de toda Diocese se comprometeram a tomar os devidos cuidados para essa retomada da vida sacramental das Paróquias e comunidades da Igreja particular.

As igrejas continuarão abertas para oração pessoal, nos períodos estabelecidos por cada paróquia, respeitando-se sempre as orientações dadas pela Vigilância Sanitária no tocante à prevenção do contágio da COVID-19: uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos com álcool gel, distanciamento mínimo entre as pessoas, controle do acesso para evitar aglomeração de pessoas, etc.

O Bispo, orienta ainda que os fiéis, especialmente as pessoas dos grupos de risco (acima dos 60 anos, enfermos, gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas), que permaneçam em casa e estes estão dispensados do cumprimento do preceito da participação em missas dominicais, enquanto perdurar esta crise.

Aqueles que não podem participar presencialmente da celebração da missa, a recomendação é que continuem acompanhando-a pelos meios de comunicação das Paróquias, que continuarão a realizar as transmissões das celebrações.