Notícias da Diocese › 04/07/2020

40 anos que São João Paulo II pisou em solo Joseense

A primeira vez que um papa pisou nosso solo foi antes da criação e da instalação da Diocese de São José dos Campos. Mesmo assim, este fato marca, certamente, a nossa história. São João Paulo II, que em 1981 criaria a nossa Diocese, aqui esteve por alguns minutos. Foi no dia 04 de julho de 1980, quando retornava de Aparecida e se dirigia a Porto Alegre, que este Papa desembarcou do helicóptero no aeroporto do CTA para embarcar num outro avião que o levou ao seu novo destino. Foi uma parada rápida, mas suficiente para deixar entre nós a sua bênção paternal.

João Paulo II foi o responsável pela criação de nossa Diocese e nomeação dos seus três primeiro bispos. Um santo que também pisou nosso chão. Esse fato também foi sinal de carinho, amizade e comunhão conosco.

Lá, recebeu algumas relíquias do padre Rodolfo Komoreck, que viveu muitos anos na cidade. O relicário foi entregue pelo então prefeito Joaquim Bevilacqua. “Foi um acontecimento marcante e emocionante, pois pela primeira vez um papa esteve em São José, ainda que rapidamente, e o DCTA foi tomado por grande parte da população joseense que queria vê-lo e receber uma benção”, recordou o ex-prefeito. “Como prefeito, me senti honrado em recebê-lo e esse fato marcou minha carreira”, afirmou Bevilacqua, hoje com 76 anos.

Confira algumas fotos desse momento histórico