Missão, partilha e fé
A Pastoral do Dízimo, diante dessa realidade, tem se adaptado para que as contribuições possam continuar acontecendo. As paróquias tem oferecido suas contas bancárias para que o dizimista possa realizar uma transferência bancária e quem não tem condições de realizar dessa forma, em alguns locais é possível que alguém da comunidade busque na residência, mas cuidado, sempre ligue na paróquia e agende essa visita para que ninguém se aproveite dessa situação.
O Dízimo compreende quatro dimensões: A dimensão religiosa é a contribuição com o dízimo, a partir de reconhecer que Deus é o Senhor de todo os bens. A dimensão eclesial engloba a necessidade de manter as estruturas eclesiais no âmbito paroquial e diocesano. A dimensão missionária, no qual acontece a partilha dos recursos, em vista do crescimento do Reino de Deus. E a dimensão caritativa: é do serviço da caridade.
E é justamente a “Dimensão Caritativa”, que nesse tempo não podemos deixar de atender, os mais necessitados continuam com suas dificuldades, e talvez muito mais agora. A Igreja precisa continuar cumprindo seu papel social.
Estamos diante de um tempo inédito e convidamos você a participar da nossa rede de doação para ajudar aqueles que estão passando por diversas dificuldades principalmente nesse momento.
Nossos irmãos mais carentes precisam de sua ajuda. Colabore com as campanhas organizadas em sua paróquia. Procure pela secretaria paroquial e ajude. Várias comunidades têm se adaptado para arrecadarem mantimentos que serão repassados para as famílias carentes.
Se for necessário sair de casa para alguma eventualidade, aproveite e coloque em seu trajeto a paróquia mais próxima para deixar sua doação.
São aceitas doações de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinha, pó de café, etc), produtos de limpeza e higiene (sabonete, sabão em pó, detergente, água sanitária, etc).
As doações podem ser feitas nas portarias das paróquias pelo sistema drive-thru (O voluntário ou funcionário vai até seu carro para retirar sua doação). Também há paróquias, como por exemplo a Paróquia Coração de Jesus (12 3916-4101), no Bosque dos Eucaliptos, e Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (12 3907-1048/ 3907-5447), no Pq. Novo Horizonte, que vão até as casas recolher as doações. Basta um telefonema para agendar a retirada.
Dioceses, paróquias, associações, novas comunidades e institutos são exemplos de um exército de caridade que atuam no Brasil. Junto com as 21 Pastorais Sociais estruturadas nacionalmente, as Obras Sociais da Igreja chegam à somatória de 499,9 milhões de atendimentos a cerca de 39,2 milhões de pessoas e aproximadamente 11,8 milhões de famílias.
Na Diocese de São José dos Campos, mais de 30 Obras Sociais são responsáveis pela difusão de trabalhos caritativos, de acolhida aos mais pobres e pessoas em situações vulneráveis. Atualmente mais de 17 mil famílias são atendidas também pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) – os Vicentinos.
Vamos juntos consolidar a rede de proteção aos mais necessitados.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.