Notícias da Diocese › 08/11/2019

20 anos da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação

Em 2019 celebramos os 20 anos da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação. O documento foi assinado em 31 de outubro de 1999 em Augusta (Alemanha) por representantes da Federação Luterana Mundial (FLM) e da Igreja Católica Apostólica Romana; posteriormente foi adotada pelo Conselho Metodista Mundial (2006), pela Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas (2017) e pela Comunhão Anglicana (2017).

No dia 4 de setembro, o CONIC organizou uma Celebração Ecumênica na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília para comemorar esses 20 anos da Declaração.

Na Diocese de São José dos Campos, a celebração está sendo organizada pela Comissão do Ecumenismo e do Diálogo Inter-Religioso em comunhão com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A cerimônia ecumênica será no dia 9 de novembro, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Praça Paris, 26), no Jd. Augusta, em São José dos Campos.

A Comissão Diocesana do Diálogo Ecumênico de São José dos Campos e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil convidam os cristãos de todas as Denominações para esta Celebração Ecumênica de Ação de Graças.

Estão convidados, de modo especial, os catequistas e professores de Escola Dominical. Os agentes da Pastoral da Educação e Pastoral Universitária, da Pastoral da Saúde e Pastoral Carcerária que realizam sua tarefa evangelizadora em ambientes naturalmente ecumênicos.

A Declaração. O pastor Martin Junge, secretário-geral da Federação Luterana Mundial, explicou o conteúdo e a importância da Declaração Conjunta sobre Justificação pela Fé:

“A Declaração Conjunta recompôs a maior controvérsia teológica que dividiu por séculos católicos e luteranos, no que diz respeito à doutrina da justificação pela graça através da fé. É claro que também houveram outros fatores políticos, econômicos e sociais que levaram à divisão do cristianismo ocidental no século XVI. No entanto, a questão de como a salvação alcance os seres humanos através de Jesus Cristo foi aquela em torno da qual a divisão foi mais claramente delineada. Com a Declaração Conjunta, luteranos e católicos encontraram uma base consensual e retiraram as condenações com as quais se acusaram reciprocamente no passado. Podemos afirmar que a Declaração Conjunta é um marco na jornada rumo à unidade dos cristãos”.

Com informações de CONIC