Jornal Expressão – Novembro 2019

No caminho da santidade

A santidade é o horizonte para o qual devem ser direcionados todos os passos humanos, pois este é o primeiro chamado que Deus faz a todas as pessoas.

Santo não é quem faz coisas extraordinárias, mas quem faz extraordinariamente bem todas as coisas, segundo o Evangelho, em vista do bem de seus semelhantes.

Do solo sagrado da Diocese de São José dos Campos já brotaram três candidatos à canonização, cujos processos estão em andamento. São eles um padre, uma religiosa e um leigo, cujos testemunhos de vida mostram que a todos é possível viver como Jesus viveu e que nisto consiste a verdadeira santidade.

Um pouco de Santa Dulce dos Pobres está perto de nós, através da relíquia desta primeira brasileira canonizada pela Igreja, que recorda seu importante legado para todos. Saiba onde está e como venerá-la.

Mas, a coisa não pára por aí, pois os destaques dados pelo Jornal Expressão (JE) às ações pastorais e sociais que acontecem nesta Igreja Particular, revelam que em nossa terra há muitas expressões de santidade, vivida por gente simples e comprometida com os filhos e as obras de Deus. Este é o caso da Pastoral Carcerária que realizou, recentemente, uma ação missionária no presídio manifestando atenção aos encarcerados e sinalizando que ir ao encontro deles é santificar-se.

Cuidar dos pobres, isto é, os preferidos de Deus, também é dar passos seguros no caminho para a santidade. Por tal razão, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres a ser celebrado neste ano no dia 17 de novembro.

A dor transformada em esperança e a tristeza convertida em força, são expressões de busca da santidade em meio aos mistérios a vida. Tais esforços são empreendidos pelo Grupo Filhos no Céu, criado há 10 anos com a tarefa de ser espaço de oração e partilha dos pais que perderem seus filhos em tenra idade.

A Rádio Mensagem celebrou seus 26 anos em outubro, como obra de santificação de muitas pessoas que a fazem acontecer ou que são por ela beneficiadas. Conheça os gestos de carinho dos sócios, dessa emissora, sua agenda de eventos e o efeito de sua presença nas redes sociais.

O Sínodo da Pan-Amazônia, concluído há pouco, é sinal de esperança para os povos dessa região, mas é também uma experiência que pede e favorece novos ares para toda a Igreja. Saiba das últimas notícias desse importante acontecimento eclesial.

Junto a todos esses bons conteúdos você ainda saberá sobre as obras de ampliação do seminário de Teologia, possíveis graças à colaboração generosa e fiel dos dizimistas. Também conhecerá uma pouco mais dos diáconos que serão ordenados padres em novembro e se informará sobre a Peregrinação da Cruz Missionária, sabendo por onde passou e agenda até o final do ano.

Motivados a ser santos, empreendamos esta peregrinação, iniciada no batismo e que se concluirá no Céu. Com os olhos fixos nos bons exemplos avancemos.

Boa leitura!

(Editorial Jornal Expressão – Novembro 2019)

1 Comentário para “Jornal Expressão – Novembro 2019”

1. SARAH DA BOA VIAGEM SANTANA disse:

Espaço do leitor
    Resposta C