Notícias da Diocese › 24/10/2019

No dia 2 de novembro (sábado), dia de Finados, Missas serão celebradas nas capelas dos cemitérios.

Dom Cesar Teixeira irá celebrar na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Monteiro Lobato, às 9h.

São José dos Campos

Cemitério Padre Rodolfo Komórek
Rua Francisco Rafael, 357 – Centro
Horários: 7h / 9h / 11h / 14h / 16h

Ossuário São Dimas (Catedral São Dimas)
Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jardim São Dimas
Horários: 8h

Cemitério Horto São Dimas
Rua Perpétua, 290 – Jardim São Jorge
Horários: 8h / 16h

Cemitério Municipal Colônia do Paraíso
Travessa Capitingal, 63 – Jardim Morumbi

Cemitério Parque das Flores
Travessa Capitingal, 114 – Jardim Morumbi
Horário: consultar administração do cemitério

Cemitério Distrital de Eugênio de Melo (Distrito de Eugênio de Melo)
Rua Benedita dos Santos Leite, 380 – Eugênio de Melo
Horários: 8h / 10h / 16h

Cemitério Maria Peregrina (Santana)
Rua Nhumirim, s/nº – Santana

Cemitério Municipal
Avenida da Saudade, s/nº

Indulgência Plenária no dia de Finados

No dia 2 de novembro, na comemoração de todos os fiéis defuntos, é possível ganhar indulgência plenária para a alma de um ente querido, familiar ou amigo, que já faleceu.

O Papa Francisco explicou, em 30 de outubro de 2013, que, assim como os santos intercedem diante de Deus por nós, podemos rogar ao Senhor pelas almas do purgatório.

“Todos os batizados da terra, as almas do Purgatório e todos os beatos que já se encontram no Paraíso formam uma única grande Família. Esta comunhão entre a terra e o Céu realiza-se especialmente na prece de intercessão”, disse naquela ocasião.

Segundo a Indulgentiarum Doctrina (Norma 15), um católico pode ganhar indulgência plenária por um defunto “em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos – para os que legitimamente usam desses últimos”.

É necessário seguir as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

CONDIÇÕES PARA GANHAR A INDULGÊNCIA PLENÁRIA

1 – Confessar-se bem, rejeitando todo pecado;
2 – Participar da Santa Missa e comungar com esta intenção;
3 – Rezar pelo Papa ao menos um Pai NossoAve Maria e Glória;
4 – Visitar o cemitério e rezar pelo falecido;

Obs.: Fora da semana dos falecidos, o item 4 pode ser substituído por: Terço em família diante de um oratório, Via-Sacra na igreja; meia hora de adoração do Santíssimo ou meia hora de leitura bíblica meditada.

2 Comentários para “Finados 2019 – Confira os horários de missas nos cemitérios das cidades da diocese”

1. Silvana Cloé de Alvarenga Montanha disse:

Obrigada pela informação (local, horário das celebrações) tão importante para o dia de Finados e para os familiares e também a lembrança da mensagem do nosso querido Papa sobre a indulgência plenária. Poderia ser mais divulgados, nunca havia recebido estas informações e recebi pelo grupo que estamos participando com muita alegria que é dos formadores desta Diocese. Que Deus os abençoe ricamente e que todos nós sejamos sementes do Reino DO Senhor e que com a graça recebida iremos frutificar.

2. Eunice Homem de Mello disse:

Agradeço as informações sobre o Dia de Finados, tanto o horário de missas, como a mensagem do nosso Papa sobre as condições para obter as indulgências plenárias. Já havia lido, mas a gente acaba esquecendo… Muito bom lembrar-nos!