Canonização de Irmã Dulce será no próximo domingo, 13 de outubro

Fé, obras, caridade e milagres elevam Irmã Dulce aos altares como Santa Dulce dos Pobres em celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, no próximo domingo dia 13 de outubro. Cerimônia será transmitida ao vivo por emissoras de inspiração católica

A beata levará o nome de Santa Dulce dos Pobres e seu dia será celebrado sempre em 13 de agosto

Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia, será elevada aos altares no dia 13 de outubro, em celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, coincidindo com a realização do Sínodo para a região Pan-Amazônica. O anúncio de sua canonização ocorreu no dia 1º de julho, quando o Sumo Pontífice presidiu, na Sala Clementina, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público para a Canonização da Bem-Aventurada e de outros quatro beatos.

Para o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, esta canonização passa a ser um compromisso para que todos repitam seus gestos e busquem a santidade.

“Irmã Dulce veio nos dizer que cada época tem seus santos, mas em uma coisa todos os santos são semelhantes: no amor a Deus e no amor e dedicação ao próximo, especialmente aos preferidos de Jesus, os mais pequeninos. Somos gratos por este gesto do Papa. Irmã Dulce deixou uma obra que precisa ser continuada”, ressalta o arcebispo.

O milagre por intercessão de irmã Dulce

O maestro José Maurício Bragança Moreira ficou cego durante 14 anos e, em 2014, voltou a enxergar, após rezar, pedindo a intercessão de Ir. Dulce. O músico disse que obteve a cura para um problema de glaucoma, voltando a enxergar, mesmo não sendo curado pela medicina, após rezar e pedir à irmã Dulce que ajudasse aliviar a dor e conseguir dormir.

“Ela já me fez dormir e acredito que ela tenha operado durante o meu sono. Quando eu acordei de manhã, minha esposa me deu umas compressas de gelo e foi quando eu comecei enxergar o gelo, ver a minha mão e, aos poucos, a visão foi voltando”. Foi um milagre”, lembra o maestro.

Irmã Dulce, cujo nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador/BA. Faleceu em 13 de março de 1992 e é recordada por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.

Após sua canonização, a beata levará o nome de Santa Dulce dos Pobres e seu dia será celebrado, sempre, no dia 13 de agosto, a partir de 2020.

Celebração no Brasil

A primeira missa, em solo brasileiro, em homenagem à Irmã Dulce, pós-canonização, já tem um cenário certo. Será no Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), no dia 20 de outubro, às 16h. Cerca de 500 crianças do Centro Educacional Santo Antônio apresentarão um musical que conta a história dos 60 anos das Obras Sociais da religiosa.

Para arcebispo de Salvador(BA) e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, a canonização da Irmã Dulce dará à dimensão da caridade, um dos quatro pilares das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, um grande impulso. “Irmã Dulce tem muito a nos ensinar: mais do que nos deixar uma reflexão sobre a importância do amor aos mais necessitados, nos deixou um exemplo concreto, pois foi ao encontro de quem sofre e os socorreu”, disse.

“É uma emoção muito grande de graças, de bênçãos. Ter uma fundadora como santa é uma graça muito grande, são bênçãos de Deus. Eu não a conheci, mas cheguei na congregação no mesmo mês que ela faleceu. Pelos testemunhos e pela história é como se eu tivesse conhecido Irmã Dulce. Eu bebo dessa fonte a cada dia aqui no hospital, é como se eu estivesse caminhando junto com ela. É um momento muito forte, de graça e de alegria”, afirmou a irmã Josinete Maria Costa, da congregação Filhas de Maria Serva dos Pobres, fundada por Irmã Dulce.

O processo de canonização de Irmã Dulce foi o terceiro mais rápido da Igreja Católica. O primeiro foi o do Papa São João Paulo II, que foi canonizado 9 anos após a sua morte; depois, madre Tereza de Calcutá, que foi canonizada 19 anos após a sua morte; e agora Irmã Dulce dos Pobres, que será canonizada após 27 anos de sua morte. Ela será canonizada no ano em que as Obras Sociais Irmã Dulce comemoram 60 anos. O dia litúrgico da Santa Dulce dos Pobres será celebrado em 13 de agosto.